ETA Pureza. Foto: Ascom/Saae

Itabira enfrenta mais transtornos provocados pelas chuvas. Além da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, temporariamente paralisada, para restabelecer o funcionamento da casa de bombeamento hídrico, com funcionamento afetado após enfrentar alagamento, clique aqui e confira a matéria, o dispositivo Pureza também passa por adequação, referente à qualidade dos recursos. Essa situação aumenta o comprometimento do sistema que abastece a cidade. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou sobre o quadro nesta terça-feira (16).

Segmentos no afluente da ETA Pureza. Foto: Ascom/Saae

Após as chuvas intensas, a água dos mananciais chegou muito turva na ferramenta de tratamento, em razão do carregamento pela enxurrada, com sedimentos nos rios. Os reservatórios nas duas ETAs  encontram-se zerados e a queda da oferta é iminente. O Saae, para garantir a oferta de água tratada dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, o que, nessas situações, é a redução da vazão dos recursos hídricos que entram nas estações ou, quando necessário, a suspensão temporária da captação, até que haja redução dos sedimentos nos afluentes.

Foto: Ascom/Saae

O Saae iniciou a alimentação do circuito da ETA Pureza sem bombeamento, com o objetivo de realizar a limpeza do decantador e dos filtros, etapa essencial para a retomada segura do tratamento. Além da alteração na qualidade da água dos rios, o grande volume de chuvas também contribui para quedas de energia e danos em equipamentos, provocando paralisações emergenciais no sistema de abastecimento. Na ETA Gatos, equipes de manutenção atuam durante todo o dia, após o trabalho emergencial na segunda-feira (15), com a finalidade de restabelecer o funcionamento dos equipamentos. A energia já foi restabelecida.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.