Crédito: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Para as regiões do Rio Doce e Vale do Aço, onde Itabira está inserida

Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do Rio Doce e Vale do Aço podem se inscrever no Programa ALI Produtividade, iniciativa do Sebrae Minas que oferece acompanhamento personalizado com foco em inovação de processos e melhoria da gestão. Iniciativa do Sebrae Minas tem duração de seis meses, e busca ajudar micro e pequenas empresas a reduzir custos, inovar e aumentar o faturamento

O programa é 100% subsidiado pela entidade. Para participar, as empresas devem ter, no mínimo, 12 meses de operação. As inscrições são feitas por formulário, com cerca de 200 vagas para Itabira e mais seis municípios da região: Ipatinga, Governador Valadares, Guanhães, Caratinga, João Monlevade e Aimorés. A metodologia atua diretamente em desafios comuns dos pequenos negócios.

Crédito: A Empreendedora

O foco é reduzir a desorganização financeira, falta de controle de despesas, problemas de estoque e ausência de indicadores de desempenho. “É um programa que ajuda as empresas a produzirem mais e melhor, com menos recursos, tempo e esforço. O empresário passa a ter uma visão mais ampla do negócio e do mercado em que atua”, destaca o analista do Sebrae Minas Andrew Boy. As empresas passam por oito etapas.

As fases são: diagnóstico, planejamento, definição de prioridades, aplicação de ferramentas práticas, monitoramento de indicadores e avaliação de resultados. Em Minas Gerais, o programa já atendeu cerca de seis mil pequenos negócios em 2025. No último ciclo, as empresas registraram crescimento médio de quase 12% no faturamento e 31% na produtividade, comprovando a eficácia da metodologia do Sebrae Minas.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.