Evento celebra 50 anos de avanços nas 27 cidades sob a responsabilidade da GRS Itabira

Celebração na UniFuncesi
Criada em 1975, antes da implementação do SUS (Sistema Único de Saúde), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira integra a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e coordena políticas públicas de saúde em 27 municípios. Ao longo de cinco décadas, a unidade tem contribuído para a evolução do sistema de saúde, assegurando acesso à saúde de qualidade. A GRS comemorou 50 anos de atuação na UniFuncesi, terça-feira (28).

Grande público prestigiou o evento
“Temos a responsabilidade de implementar, monitorar e fiscalizar as políticas de saúde, garantindo que os serviços cheguem com eficiência a quem mais precisa”, afirmou Maurício Geraldo Marques, diretor da GRS Itabira. A celebração reuniu servidores aposentados e da ativa, autoridades e representantes de instituições parceiras do SUS. A cerimônia destacou o papel dos pioneiros no fortalecimento da saúde pública nas microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade.

Pronunciamento de Maurício Marques
Maurício Marques exemplificou o progresso com a criação do SAMU 192 Médio Piracicaba, que qualifica o resgate em situações de urgência e otimiza o atendimento, incluindo o uso de aeronaves quando necessário. “Em dezembro de 2023, o governo estadual repassou R$ 9,9 milhões ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG-MP) para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, concluiu o diretor da GRS.

Autoridades regionais prestigiaram a cerimônia
O subsecretário de regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Prado, reforçou o papel estratégico da GRS como elo entre municípios e Estado. “Ela traz a realidade local para o nível central e ajuda a garantir que as políticas tenham aderência no território”, ponderou. “As superintendências são fundamentais para fortalecer a saúde nos territórios”, afirmou a coordenadora da Assessoria de Governança Regional Estratégica (AGRE), Clarissa Drummond Moreira.

Discurso de Marco Antônio Lage
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou o alinhamento das ações da GRS com o fortalecimento como polo de saúde. Ele ressaltou a ampliação dos serviços de alta complexidade e o impacto da formação de médicos pela Funcesi. A secretária municipal de saúde de Itabira, Fabiana Machado, ressaltou o papel da GRS no acesso a novos serviços e recursos. “A regional é fundamental para a chegada de políticas mais complexas ao município”, avaliou a gestora.

Auditório lotado
Josinei Vilarino Figueiredo, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), destacou o compromisso da GRS com os gestores. “A contribuição da GRS é preciosa no fortalecimento do SUS”, destacou o porta-voz do colegiado. Um dos momentos marcantes foi a homenagem aos profissionais que contribuíram na história da GRS. “Sou servidora aposentada, mas jamais ex-servidora”, disse Maria Alves, representante dos aposentados.
Reportagem: Euclides Éder

