Câmara de Itabira pretende descentralizar serviços e busca sugestão em Ouro Preto

Carlin Sacolão Filho. Foto: Câmara de Itabira
A Câmara Municipal de Itabira foi à cidade de Ouro Preto, buscando inspirações para solucionar a proposta de descentralização dos serviços, para assim, melhorar o atendimento à população, inclusive nos distritos e comunidades mais afastadas. Uma das alternativas em avaliação é o modelo de atendimento itinerante utilizado na cidade visitada, que foi conhecido de perto pelo presidente da Câmara, Carlin Sacolão Filho, e o vereador Júber Madeira.

Juber Madeira. Foto: Câmara de Itabira
Durante a visita, os parlamentares de Itabira se reuniram com o presidente do Poder Legislativo ouro-pretano, Vantuir Antônio da Silva, e o diretor da Casa, Gilson Graciano Moreira, para conhecer diferentes experiências que aproximam a população. Entre as iniciativas apresentadas, chamou a atenção o serviço de van itinerante, que leva até as comunidades atendimento em diversas áreas: emissão de documentos, consultas médicas, exames e serviços sociais.

Carlin Sacolão Filho, Vantuir Silva, Júber Madeira. Crédito: Reprodução/Câmara de Ouro Preto
A proposta foi analisada como possível referência, para ser adaptada à Itabira. “Nossa busca é por um modelo que facilite o acesso da população aos serviços públicos, especialmente nas regiões mais afastadas. A van itinerante é uma das experiências que estamos conhecendo para entender como podemos aplicar algo semelhante em nosso município. A Câmara segue trabalhando para estruturar um projeto que atenda às demandas dos moradores”, afirma Carlin Sacolão Filho.
Reportagem: Euclides Éder

