Câmara de Itabira emite nota informando que sistema está inoperante por picos de energia

A Câmara Municipal informa, por meio de nota oficial, que em virtude de picos de energia elétrica registrados recentemente, houve a queima de dispositivo de armazenamento do servidor de rede da instituição. O problema ocasionou a interrupção do acesso à internet, rede de dados interna e site (https://www.itabira.cam.mg.gov.br/) do Poder Legislativo.
Desde então, os serviços da plataforma “gov.br” utilizados pela Casa Legislativa, como contabilidade pública, licitações e contratos, patrimônio público, administração de frotas, gestão de pessoal, planejamento, compras e materiais, tesouraria, informações automatizadas, pregão eletrônico (LCPE) e transparência Brasil, encontram-se indisponíveis.
Diante da gravidade da situação e visando garantir a continuidade e a transparência dos serviços públicos prestados, o presidente Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão” editou portaria, que decreta situação administrativa emergencial no Poder Legislativo, autorizando a adoção imediata de providências para a aquisição de equipamentos.
Será também possibilitada, através desta medida, a contratação de serviços técnicos especializados, em casos emergenciais. “Reforçamos o compromisso com a transparência, publicidade dos atos e a continuidade dos serviços. Todos os esforços estão sendo empreendidos para o rápido restabelecimento dos sistemas”, finaliza a nota.
Reportagem: Euclides Éder