Ato cívico no Poder Legislativo substitui bandeiras do Brasil, de Minas, e de Itabira
Nesta terça-feira (21), antes da reunião dos vereadores, a Câmara de Itabira realizou um ato cívico em comemoração ao dia da bandeira. O capitão Flávio Batista, representou o 26º Batalhão da Polícia Militar, e o tenente Jocélio Gonçalves de Souza, foi o militar destacado pelo pelotão do Corpo de Bombeiros. Prestigiaram vereadores, servidores e os alunos da Fundação Itabirana Difusora do Ensino (Fide).
A cerimônia teve o objetivo de resgatar o respeito ao símbolo nacional, que representa também patriotismo e valor cívico, além de manter viva a tradição do hasteamento, obrigatório em todo o país nas repartições públicas. O presidente do Poder Legislativo, Heraldo Noronha Rodrigues convidou os militares, acompanhados de três alunos da Fide: Lucas, Antonella e Maria Fernanda para o ritual das bandeiras, que ocorreu na área externa do prédio.
As novas bandeiras foram hasteadas respeitando a seguinte ordem: ao centro e mais alta, a bandeira brasileira, ao lado direito a do Estado de Minas Gerais, e à esquerda a de Itabira. As antigas, já estavam desgastadas pelo tempo foram entregues ao capitão Flávio para serem incineradas futuramente no Dia da Bandeira. “Esta é uma data muito importante para que nós, patriotas, possamos demonstrar amor pelo país,” disse Heraldo.
Reportagem: Euclides Éder