A Companhia Energética do Estado de Minas Gerais e orientações para a economia de energia no período de férias e também como evitar consumos surpreendentes na fatura, mas também destacou como está sendo realizada a ampliação do serviço com a entrega da 80ª substação de energia elétrica. O Superintendente de Engenharia da Distribuição da CEMIG, Alisson Chagas, destacou a importância desse investimento.

“A CEMIG entregou a 80ª substação do Programa Mais Energia, substação de número 80, um marco muito importante para o nosso programa. Energizamos a substação de Pequeri, que fica na zona da Mata Mineira, um projeto de mais de R$ 37 milhões, que beneficiará dezenas de milhares de clientes e trará a melhoria da qualidade de fornecimento, mais disponibilidade, enfim, mais qualidade do atendimento da CEMIG na região.”

Sobre férias escolares, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, o Francis Nascimento, destaca como evitar acidentes.

“Estamos em férias. Momento de curtir, descansar e relaxar. Porém, temos que tomar certos cuidados, pois temos mais crianças e jovens dentro de casa. Devemos colocar proteção nas tomadas para que as crianças não insiram objetos que podem gerar acidentes, como grampos ou clipes, ou qualquer objeto dessa natureza. Além do mais, ao utilizarmos tablets ou celulares, não devemos utilizá-los conectados à tomada, pois podem acontecer acidentes, como que já observamos anteriormente. Nas áreas molhadas, áreas de banheira, lavanderia, precisamos ter instalado no circuito um DDR, um disjuntor diferencial residual, para que, em caso de acidente com choque elétrico, imediatamente a proteção elétrica atue, evitando danos maiores. Curtam as férias com segurança. Principalmente, é o maior programa estruturante da Cemig nas últimas décadas. Ele partiu de um estudo técnico, um diagnóstico muito completo para identificação das áreas necessárias para instalação dessas novas substações. Então, são 200 novas substações em todo o estado, um investimento que passa aí da casa de 5 bilhões de reais, beneficiando praticamente toda a área de concessão da Semig distribuição. No passado, a Semig entregava em média 5, 6 substações por ano. Em 2022, foram mais de 40, em 2023, mais de 20 e vamos continuar nessa toada até o final do ciclo, que encerra em 2027, crescendo em 50% a capacidade instalada, o número de substações, vamos sair de 400 no início do programa para mais de 600 no final do ciclo.”

O engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Douglas Ribeiro, destaca como ficar atento para evitar faturas com valor alto. Das férias e férias escolares também, temos duas situações que podem influenciar no consumo da energia elétrica em nossas casas. A primeira é a maior presença de pessoas, ou presença pelo maior tempo dentro das casas, às vezes com a chegada de algum parente ou de alguma visita. Nesse momento é importante ter atenção aos equipamentos que consumem bastante energia, como ar-condicionado e chuveiro, sempre valendo como dicas o uso pelo menor tempo possível. O chuveiro, às vezes, se for possível, reduzir a potência do chuveiro aproveitando também a temporada de calor, e para o ar-condicionado sempre manter janelas fechadas, cortinas abaixadas evitando a incidência de luz solar que acaba aquecendo o ambiente. Uma outra situação que pode ocorrer nesse período de férias é a ausência de pessoas, quando as pessoas viajam para férias e outros lugares. Nesse caso vale a dica de retirar da tomada todos os eletroeletrônicos que possuem aquela função standby.”

Reportagem: Euclides Éder

Ouça a entrevista completa:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin