A jornalista Tatiana Linhares é responsável pela assessoria de comunicação do evento e mestre de cerimônias, das apresentações artísticas, ela destaca como o evento vai funcionar.

“Bom, o FITA é o Festival Itabirano de Teatro Antropofágico, ele tem a intenção de mostrar um pouco da produção teatral itabirana, quem são as pessoas que hoje, algumas das pessoas que hoje fazem parte desse núcleo artístico, então vamos ter aí espetáculos teatrais, espetáculos circenses, oficinas, shows musicais, vai ser um grande encontro dos artistas com o público, dos artistas com outros artistas, então a ideia é promover aí um grande encontro artístico mesmo Itabirano de forma completamente gratuita ao longo de todo o fim de semana, então o FITA começa na sexta-feira, dia 19. E vai até o domingo, dia 21, repito, toda a programação gratuita.”

“Nós vamos receber na sexta-feira, dia 19, partidas 8 da noite, lá no Mirante, que é um bar que fica ali no alto dos Pinheiros, no bairro Campestre, o Zilvan Lima, com o espetáculo Casos Enredados, e logo na sequência, às 22 horas, o show do Rafael Formiga, de Voz e Violão. No sábado, dia 20, a programação chega no bairro Pedreira, e às 16 horas, ela vai ter uma oficina de malabares, sem limitação de público, inclusive sem limitação de idade, então é para todo mundo que quiser aprender, e logo depois, às 18 horas, vai ter a apresentação do circo Massa. Ainda no sábado, a partir das 8 da noite, o Bar da Neide, que fica no bairro Clóvis Alvim II, vai receber o espetáculo La Cantante, do Povo da Lagoa Grupo de Teatro, que está vindo de fora para apresentar esse espetáculo. O espetáculo para nós e, às 10 da noite, vai ter uma discotecagem super especial com DJ Lú mendes, que também é itabirano. E, de novo, repito, a entrada é gratuita. E, por fim, para encerrar a programação com chave de ouro, o Fita estaciona na Pracinha do Pará, monta seu palco por lá para receber um grande espetáculo bastante celebrado do coletivo Viravoltear, que é um coletivo itabirano, que é o espetáculo Eumano, que é baseado em textos de Carlos Drummond de Andrade. Então, é um espetáculo super bacana, foi apresentado, aqui estreou, aqui foi também apresentado em outros lugares. Então, fica aí a dica de um espetáculo maravilhoso às 19 horas. E, na sequência, para encerrar o evento, show com o cantor Yago Rios de músicas autorais e de revisitações de outras músicas muito conhecidas aí do repertório da música brasileira. Então, essa é a programação do Fita para esse ano.”

“A ideia de promover o Fita em diferentes lugares. É também poder levar para o público desses lugares o acesso a esses espetáculos e a esses shows musicais. É a gente entender que nem sempre é possível as pessoas se deslocarem do seu bairro, do lugar onde elas estão, para poder ir até onde o espetáculo está acontecendo. Então tentar levar para mais próximo delas e ao mesmo tempo para aquelas pessoas que podem sim se deslocar, que têm como ir a outros lugares para poder vivenciar esse fazer artístico, para também terem a chance de conhecer esses outros ambientes, saírem um pouco ali da sua bolha social, da sua bolha rotineira para conhecer outras pessoas, conhecerem outros espetáculos, outros lugares na cidade. Então, como eu disse lá no comecinho, é um grande encontro não só de artistas, mas também dos artistas com o público e do público com a própria Itabira, vivenciar um pouco mais da cidade de Itabira.”

Reportagem: Euclides Éder

Confira a entrevista completa:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.