Maxakalis estão de volta a Itabira para expor produtos e receberem doações
Nota de esclarecimento emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Itabira informou sobre a volta de indígenas da tribo Maxakali, pela segunda vez. Entre os dias 24 e 27 de dezembro de 2023, equipe técnica da Prefeitura de Itabira forneceu suporte com alimentos, transporte e demais particularidades. A época revelou-se, também, grande apoio da população e entidades, que de forma solidária fizeram doações ao grupo.
De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é cultura Maxakali a migração por diferentes localidades. Na nova abordagem social realizada nesta segunda-feira (22), ficou esclarecido que, desta vez, a vinda foi com o intuito de fazer exposições e comércio de produção artesanal, bem como arrecadar novas doações. Na primeira ocasião, receberam: alimentos, roupas, fraldas, itens de higiene pessoal, e doações em dinheiro.
Uma porta-voz, com a função de chefe da aldeia Maxakali consultada, explicou aos profissionais da SMAS, que o grupo fica na cidade até a próxima quinta-feira (25), e depois, seguirão para outras cidades através de recursos próprios. “Para os devidos fins, a SMAS permanece em contato constante com a Funai, monitorando a situação. E está à disposição para quaisquer esclarecimentos e resoluções de questões de ordem,” finaliza a nota. Clique aqui e leia o comunicado.
Reportagem: Euclides Éder