Ferramenta Submarino Mágico. Fonte: FSFX

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil (15 de fevereiro), a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), tendo em seus pilares o compromisso com a promoção da saúde, une-se a essa causa para orientar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento das neoplasias em crianças e adolescentes, por meio de uma equipe multidisciplinar e acolhimento humanizado na oncologia pediátrica. O Hospital Márcio Cunha (HMC) é referência para 1,3 milhões de habitantes em 67 municípios.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos, os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas. Com um espaço dedicado e humanizado, instalado nas dependências do HMC, batizado de Submarino Mágico, a unidade realiza procedimentos como quimioterapia, radioterapia, exames de diagnóstico por imagem e medicina nuclear, além de consultas e exames ambulatoriais. Em 2023, o núcleo oncológico pediátrico do HMC realizou cerca de 1.200 sessões de quimioterapia, 900 consultas e 300 internações pediátricas.

Médico Lucas Teiichi. Fonte: FSFX

Lucas Teiichi é oncologista pediátrico e responsável técnico da oncologia pediátrica do HMC. O Submarino Mágico tem o propósito de oferecer aos pacientes, além de uma assistência em saúde de alta excelência, um ambiente humanizado, que visa garantir que os pacientes e seus familiares se sintam acolhidos. “O nosso intuito é promover tratamentos de qualidade em um ambiente menos traumático e com menos sofrimento para as crianças. A ideia de promover ações lúdicas, desde a estrutura da unidade, até as atividades de humanização, de encontro a esse objetivo”, afirma o especialista.

O câncer infantil é curável, com índice que chega a até, 70% de remissão, desde que, descoberto precocemente. “A melhor forma de atuar sobre os tumores nas crianças é quando a doença ainda está em seus estágios iniciais. Há maior chance de sucesso no tratamento, muitas vezes menos agressivo, com melhor prognóstico e menor risco de efeitos colaterais”, explica o especialista. O câncer em crianças tem características diferentes dos adultos e, muitas vezes, pode ter sintomas semelhantes a doenças comuns da infância. O Submarino Mágico criado em 2015 atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin