Os números da dengue continuam em crescimento. Ações emergenciais ocorrem para frear a proliferação. Informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 19 com dados levantados até a véspera em Itabira apontam mais de dez mil oitocentas notificações com cerca setenta por cento deles em investigação. Mais de 3 mil pessoas testaram positivamente para a doença e ter estão em investigação com morte. Suspeita pela doença transmitida pelo Aedes aegypti. No último final de semana uma ação conjunta foi realizada na Vila Paciência e no bairro Campestre. Incluindo o Parque Belacamp a atividade foi fruto de parceria com iniciativa privada através da Vale e o poder público com colaboradores, empresa de desenvolvimento de Itabira, a Itaurb, equipes de agentes de combate a endemias, os ACEs, foi recolhida grande carga de inservíveis que lotaram o compartimento para carga de seis caminhões e faz o balanço é a Natália Andrade. Superintendente de vigilância e saúde.

“Diante da sinalização da Secretaria Estadual de Saúde de que estamos vivendo este ano a pior epidemia de dengue já vista em anos anteriores. A prefeitura de Itabira através das secretarias de saúde, meio ambiente, desenvolvimento urbano em parceria com Vale, Itaurb estão desenvolvendo ações rotineiras e ações extraordinárias nos finais de semana para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti gente faz um chamado a toda a população que colabore. Os PSFs estão abrindo nos finais de semana para dar assistência aos pacientes adoecidos e os demais setores procurando fazer com que a prevenção seja efetiva. De que a gente possa eliminar todo e qualquer foco para evitar a circulação do vírus. Mas é preciso uma parceria e uma conscientização de todos. Este sábado nós fizemos uma ação nos bairros Campestre, Vila Paciência e no com retirada de vários caminhões de inservíveis. Então é preciso que a população conscientize que quando for anunciado os bota fora que coloca material inservível para fora para que a gente possa fazer o recolhimento e da destinação correta de cada insumo. Semana que vem já deixamos anunciado que no próximo sábado nós teremos um dia D contra a dengue. Onde várias frentes de atuação serão efetivadas e o bairro Pedreira será contemplado mais com o novo bota fora. Pedimos a população que colabore, que coloque os inservíveis antes da passagem dos caminhões para que a gente tenha uma ação efetiva e eficaz nesse sentido. Itabira agradece.”

Além da Itaurb, vale a ACEs também participaram da atividade de fiscalização de posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, unidades básicas de saúdes das regiões da força tarefa e colaboradores, o pronto-socorro municipal de Itabira e dos hospitais Municipal Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin