Crédito: Prefeitura de Itabira

Nesta quarta-feira (21), aconteceu a formatura das turmas nos cursos de Web Designer e Gastronomia Social Júnior oferecidos pelo Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI). Mais de 90 alunos foram capacitados de forma gratuita e, agora, estão prontos para atuarem no mercado de trabalho. Os cursos foram financiados por meio do termo de fomento celebrado com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e renúncia fiscal da construtora Vale Verde.

Thallyson Martins de Castro, de 15 anos, morador do bairro Gabiroba, aluno da primeira turma de Web Designer, destacou que sempre foi apaixonado por tecnologia, internet e principalmente pela arte. Segundo ele, ter a oportunidade de fazer o curso o deixou empolgado para trabalhar na área, principalmente porque teve direito a transporte, lanche e acesso a equipamentos de qualidade. De acordo com a gestora da SMAS, Nélia Cunha, todos os alunos que participaram dos dois cursos foram encaminhados por uma das cinco unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Crédito: Prefeitura de Itabira

Há investimentos também em taekwon-dô, caratê, futebol, futsal, música, teatro, coral, orquestra juvenil, xadrez e pintura. “Quando esta gestão assumiu, encontramos o FIA com mais de R$4 milhões parados, sem projetos. E agora, junto com o Conselho, estamos colocando vários projetos para beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade social”, reforçou Nélia Cunha. Na Gastronomia foi aprendido técnica de confeitaria, panificação e manipulação de alimentos. Web Designer ensinou planejar, criar, organizar e publicar interfaces de websites, seguindo conceitos de acessibilidade, usabilidade e navegabilidade.

Nos dois cursos: Web Designer e Gastronomia Social Júnior, a duração foi de cinco meses, com noções de cidadania e empreendedorismo. O médico e vice-prefeito, Marco Antônio Gomes, participou da formatura representando o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. Durante o discurso, ele deixou claro que os alunos tiveram muita coragem para enfrentar os novos desafios, e desejou sucesso nas suas novas carreiras. “Formandos, pais e familiares, se cada um de nós fizer algo bom, mesmo que sejamos pequenos, nós vamos mudar a cidade de Itabira”, destacou o médico, ao enfatizar a importância da qualificação profissional.

Crédito: Prefeitura de Itabira

Rodrigo Bernardi, presidente do Instituto ITI, agradeceu aos familiares pelo apoio, confiança e confirmou que alguns jovens já foram contratados nas áreas que completaram o curso. “Estamos emocionados em capacitar mais uma turma de jovens que talvez não tivesse essa oportunidade se não fosse o nosso trabalho. Estamos contribuindo para o crescimento profissional e pessoal desses meninos e meninas”, disse. Também participaram da formatura a representante da construtora Vale Verde, Natália Soares, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Welton Herick de Pinho.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin