Arte: Prefeitura de Itabira

A tradicional Feira Livre dos Produtores Rurais, ponto de encontro dos itabiranos e visitantes, no bairro Esplanada da Estação terá obras para uma reestruturação completa. O start das intervenções já ocorreu e vai contemplar, principalmente, a tão reivindicada cobertura daquela área, para proteger expositores e públicos do sol e mau tempo. Durante as obras, o evento dos sábados, funcionará em local alternativo, a partir do dia 27 de abril: a praça Rui Barbosa que ocupa trecho da avenida Duque de Caxias, em frente ao Centro de Reabilitação Abel Camilo de Oliveira Lage, Rotary, e Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira.

Arte: Prefeitura de Itabira

O ponto foi escolha estratégica, a cerca de 800m do Espaço Multiúso Etelvino Avelar. O novo projeto prevê arquitetura inovadora, intervenções estruturais, inclusive de acessibilidade, renovar a parte elétrica, hidráulica, praça de alimentação com mesas e cadeiras para uso comum. A peça principal é a cobertura com 180m lineares, e telhas metálicas termoacústicas. Toda ação engloba mais de 2 mil m² de obras, com a construção de banheiros para feirantes e, frequentadores, depósitos, área das barracas, iluminação para eventos noturnos, locais de hidratação, palco para apresentações artísticas, e paisagismo.

Arte: Prefeitura de Itabira

A cobertura é reivindicação antiga, desde que, o evento ganhou espaço específico, em 2019. A Prefeitura de Itabira investe R$ 8,1 milhões para realização das adaptações necessárias. A responsabilidade da obra é da empresa Ultra Engenharia, vencedora do processo licitatório. Para o gestor da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Rupert Barros, as obras farão da Feira Livre, um lugar mais seguro, adaptado e com muito mais qualidade para todos. Ele afirma ainda que, a SMAA continuará dando todo suporte necessário aos feirantes, durante o período de mudança para o endereço provisório.

Arte: Prefeitura de Itabira

“Há muito tempo estamos esperando essa cobertura para dar mais conforto para gente trabalhar. Vai ser muito bom para os clientes também. Vimos o projeto e a cobertura vai ficar muito bonita. É um apoio importante que vem para somar no nosso funcionamento. Em 2022, com ajuda do município, já tínhamos reformado todas as barracas, hoje temos apoio para shows, logo teremos os uniformes. A Prefeitura tem nos apoiado muito para melhorar a feira e certamente será um grande avanço com essa nova estrutura”, disse o presidente da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira, Geraldo Magela Moreira Duarte.

Arte: Prefeitura de Itabira

A intenção é entregar o novo Espaço Multiúso que possa abrigar a Feira dos Produtores Rurais, com mais conforto e comodidade. E que, possa receber outros eventos. “A gente sempre diz que a agricultura está ligada ao desenvolvimento econômico de Itabira e que é um dos pilares para a diversificação, mas é preciso entregar alternativas, dotar o setor de ferramentas que possam proporcionar essa virada de chave. Este espaço é uma dessas grandes ações. Logo estaremos usufruindo de uma área que encantará quem frequente e fará evoluir quem produz e comercializa seus produtos”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin