Reservatório do Jardim dos Ipês. Fonte: Saae/Reprodução

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) mantém o cronograma de limpeza e desinfecção de seus reservatórios. Nesta quinta-feira (25) passam por higienização as estruturas de reservação que atende os moradores do bairro Jardim dos Ipês. São dois reservatórios que, juntos, possuem 225 mil m³. Para realizar o serviço, o abastecimento teve que ser interrompido temporariamente. A previsão é que o reabastecimento ocorra gradativamente, na mesma data.

Itabira possui 79 reservatórios em operação na zona urbana e rural, contemplando um volume equivalente de 17.670 m³ de água. O maior conjunto possui 4 mil m³ de reservação (Milhão no bairro Juca Batista), atendendo 16 bairros. De janeiro a março deste ano, sete reservatórios receberam o serviço de limpeza: Santa Tereza, Areão, reservatórios internos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Areão, Três Fontes, Laboreaux e Morro do Chapéu.

Até setembro serão programadas a higienização em mais 16 dispositivos. A definição das estruturas que passarão pelo procedimento considera as Ordens de Serviços (OS) de queixas relacionadas a turbidez. Os reservatórios listados correspondem a mais de 63% das reclamações. O índice de atendimento aos pedidos corresponde a quase 90%. Sobre o procedimento, o Saae informou que é considerado o período de seca, e volume de água gasto durante o processo.

Em 2023 foram higienizados 30 reservatórios, 20 no segundo semestre. A higienização visa melhorar a condição de armazenamento, feita de forma manual, com o auxílio de produtos que retiram os resíduos. Esta intervenção é realizada sempre que necessário para manter o padrão de higiene do dispositivo de armazenamento. Para reduzir impactos, com a redução no abastecimento, é necessário ter caixa d’água para suprir as necessidades por, no mínimo, 24h.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin