Foto: Filipe Augusto

A Secretaria Municipal de Educação (SME) distribui a nova remessa de uniformes para estudantes da Rede Municipal de Ensino. Neste ano são duas novidades: a adição de mochilas no kit, e a entrega também para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Serão distribuídos 10 mil kits, que contam, ainda, com camisas, agasalho, calça, bermuda e tênis. E as entregas começaram na Cmei Prefeito Li, no Fênix, uma das unidades que terão prioridade na distribuição, por não receber o material ano passado.

Foto: Filipe Augusto

“O uniforme representa para os alunos um sentimento de igualdade, além de ser uma identificação é uma peça muito importante. Começamos pelas Cmeis, porque no ano passado elas não foram contempladas. Este ano todos os alunos da rede receberão os uniformes, porém nós iniciamos pelas creches. Foi a primeira entrega e teremos uma sequência de entregas escalonadas”, explicou a gestora da SME, Edna Carvalho. A iniciativa visa garantir a padronização e identificação dos estudantes, promover a inclusão e o sentimento de pertencimento à comunidade escolar.

Foto: Filipe Augusto

Os pais também agradecem mais uma iniciativa. “A entrega dos uniformes é um ato muito importante, pois as crianças, desde pequenininhas elas entendem que são todas iguais naquele ambiente e facilita pra gente também no dia a dia, que não temos que pensar qual roupa mandar para a escolinha. Ajuda a criança a entender que ela tem uma rotina, quando a gente começa vestir o uniforme a criança vai se inserindo na rotina da escola, de coleguinhas, onde está todo mundo igual, isso é muito bacana”, disse Ketni Soares, mãe de Davi, com dois anos.

Foto: Filipe Augusto

Os uniformes foram produzidos no próprio município, por meio da Fábrica Social do Instituto ITI, onde foram capacitadas e contratadas 60 mulheres que confeccionaram aproximadamente 63 mil peças para atender os cerca de 10 mil alunos da rede. O projeto ganha destaque como um dos maiores exemplos de cooperação entre a administração pública e uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Instituto ITI proporcionou geração de emprego para as mulheres contratadas, com o fortalecimento do empoderamento feminino.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin