HNSD: conheça o serviço social para atendimento a pacientes de saúde mental
Maio é o mês da luta antimanicomial. O movimento luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, e pelo fim das restrições impostas a esse público. O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) destaca o protagonismo na assistência aos pacientes atendidos na instituição, através de equipe multidisciplinar em leitos de retaguarda, com ênfase no serviço social, essencial não apenas para o bem-estar do cliente hospitalar, mas também, para garantir a continuidade do tratamento depois da alta.
Segundo o HNSD, esse processo de atendimento envolve uma série de etapas e ações, todas voltadas para acolhimento e apoio, ao paciente e seus familiares. “Realizamos acolhimentos e escuta do paciente e familiar, verificamos se já é atendido pela rede (PSF e ou CAPS), sensibilizamos com relação à continuidade do tratamento após alta nestes equipamentos, orientamos sobre questões trabalhistas e sociais e realizamos encaminhamentos”, disse a assistente social, Lisiany Fernandes.
“Algumas atribuições são específicas do profissional de Serviço Social como elaboração de relatórios e pareceres. Pode-se realizar ações interventivas visando garantir o direito ao tratamento e continuidade. Realizamos sensibilização e encaminhamentos, esclarecimentos de dúvidas, intermediação com demais profissionais intra-hopitalar, rede sócio assistencial e discussão de casos. Após a alta o paciente é encaminhado à rede sócio assistencial,” acrescenta a assistente social do HNSD.
Reportagem: Euclides Éder