Redução do ar na rede de abastecimento garante reabastecimento pela ETA Gatos
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou neste domingo (26), que solucionou entraves que têm impedido o fornecimento de água nas ligações atendidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. A autarquia citou que, após reparo na adutora de captação, foi identificado ar na rede de abastecimento. Equipe operacional foi deslocada para solucionar o problema.
Segundo o Saae, isso acontece, esporadicamente, durante o esvaziamento ou enchimento das redes de abastecimento, em decorrência da realização de serviços de manutenção ou reparo. Nesta segunda-feira (27) a água voltou a chegar nos bairros: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, Village da Lagoa, Jardim das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira, Penha, Santo Antônio e São Pedro.
Distribuída por pressão nas redes de abastecimento, a água pode enfrentar dificuldades de chegar às residências. Leva-se tempo para a vazão alcançar às casas. É o chamado retorno gradativo, que acontece quando os recursos hídricos percorrem a tubulação, sendo necessária mais pressão para avançar, quanto mais distante do ponto de interrupção, e alta a região, maior será a pressão necessária.
Reportagem: Euclides Éder