Crédito: Filipe Augusto/PMI

Comemorado em cinco de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi celebrado com uma homenagem a Raimundo Cesário da Costa “o senhor Intelecto”, e com debates sobre o clima, e as unidades de conservação no perímetro de Itabira. As atividades seguem na semana, com Feira de Adoção, e evento no Parque Natural Municipal Ribeirão São José. As atividades iniciais aconteceram no Parque Natural Municipal do Intelecto, com a inauguração do busto em homenagem ao antigo morador, que deu nome á área de conservação urbana.

Crédito: Filipe Augusto/PMI

Intelecto foi ambientalista responsável por zelar pela área verde, onde hoje está instalado o parque. Ele cultivava hortaliças e árvores frutíferas, e vendia pelas ruas. Familiares do homenageado participaram da solenidade onde foi entregue oficialmente a escultura assinada pelo artista Genin Guerra. “Uma homenagem muito merecida a quem garantiu que Itabira tivesse esta área. Se não fosse a atuação do senhor Intelecto, e o afinco com que cuidava desse parque, isso não existiria”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage.

Crédito: Filipe Augusto/PMI

Também houve a Roda de Conversa, com o gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Denes Lott e representantes das Unidades de Conservação: Romina Belloni, do Parque Nacional Serra do Cipó; Alex Amaral, da Unidade Mata do Limoeiro; Filipe Moura, o Instituto Bromélia, e Douglas Silva, sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça. No sábado (8) a Feira do Programa Proteção Animal de Cães, ocorre na Feira Livre dos Produtores Rurais, entre 8h e 12h.

Crédito: Filipe Augusto/PMI

Interessados deverão preencher a ficha de adoção responsável, ser maior de idade e apresentar documento de identidade. O Parque Ribeirão São José recebe domingo (9), das 11h às 16h, o “Encontro no Parque”, com música, alimentação e diversão, nesta unidade de conservação que o acesso fica na estrada entre Itabira e Nova Era. O Parque Natural é marcado por belas atrações naturais, e construções históricas, uma das primeiras hidroelétricas do Estado, opção de lazer turístico. Neste dia, pontualmente, linha de ônibus fará o transporte.

Crédito: Filipe Augusto/PMI

“Itabira é cercada por reservas que são também laboratórios vivos, para a inovação e sustentabilidade. Oferece oportunidades para o desenvolvimento da conservação, pesquisa científica e educação ambiental. Nesta roda de conversa falamos como as Unidades podem servir de modelos inspiradores para enfrentar os desafios de mudanças climáticas. Bem como podemos proteger e preservar o nosso ambiente natural, garantindo um futuro mais sustentável para todos os habitantes de nossa cidade e para as gerações vindouras,” afirmou Denes Lott.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.