As árvores ao redor do mundo e a conexão com a natureza, temas centrais do livro “Treelogia”
O livro Treelogia, segunda obra do premiado fotógrafo Cristiano Xavier, é um convite do autor para que as pessoas contemplem a natureza, mais especificamente, as árvores existentes em várias partes do mundo, de forma única. Neste trabalho autoral, Cristiano Xavier imprime sua marca própria ao mostrar a fotografia como arte. Treelogia, da Vento Leste Editora, será lançado neste próximo sábado (15), na Livraria da Rua, na Antônio de Albuquerque, 913, no bairro Funcionários, a partir das 11h. Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo desde 1998 e ganhador de diversos prêmios internacionais como o primeiro lugar no concurso mundial “International Landscape Photographer of the Year 2017”.
Com 25 anos de carreira, o profissional já morou durante alguns anos nos Estados Unidos e transitou em diversas áreas da arte de fotografar, mas tem a natureza em sua essência. “Já tive estúdio de fotografia, já fiz trabalhos comerciais, mas a paixão pela natureza sempre me acompanhou, prova disso é este meu novo livro que reúne as árvores sob um olhar completamente diferente”, ressalta Cristiano Xavier. Nas 220 páginas do Treelogia, o autor apresenta décadas de uma pesquisa fotográfica que o levou a viajar pelos lugares mais remotos do mundo retratando as mais incríveis e belas árvores durante o dia e na escuridão da noite. Cristiano utiliza uma técnica de fotografia peculiar, o light painting, onde usa luz como se fosse um pincel.
Nesse sentido, Xavier se utiliza da noite como tela de pintura e revela toda a sua criatividade. Na essência, o livro busca sensibilizar o público para a importância da relação entre o homem e a natureza e, na fronteira entre arte e filosofia, sua obra exalta esta ligação por meio da beleza estética, da luz trabalhada e das formas exóticas de diferentes espécimes de árvores, tornando-se um manifesto para as gerações presentes e futuras. “As árvores me retribuem com uma compreensão mais profunda da própria vida, um presente de perspectiva e tranquilidade que só a sabedoria da natureza poderia me oferecer. Este é um livro que mostra a minha profunda conexão com as árvores, um elo que vai além do simples olhar, tornando-se uma ligação quase espiritual”, observa.
Dividido em três grandes capítulos, Treelogia apresenta em seu primeiro bloco a “Gênese” que retrata as árvores em detalhes, em suas minúcias. Neste capítulo, Cristiano Xavier revela a intimidade das árvores como as raízes, os troncos, as folhas e as sementes. Na segunda parte, O Dia, o autor apresenta um manifesto da união indissolúvel entre a luz e a existência, a terceira e última parte, A Noite, mostra as árvores e os segredos do universo. Para compor seu segundo livro, o autor inicia sua jornada no sertão de Minas Gerais e adentra vários outros lugares do mundo como a Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Brasil (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e Pará), e Ilha de Socotra (Yêmen), entre outros.
Reportagem: Euclides Éder