Saúde secundária: Itabira conta com Policlínica e Centro de Reabilitação reformados
A Prefeitura de Itabira concluiu uma série de obras de reforma em várias ferramentas de saúde. Nos últimos 15 dias, foram entregues à população: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na vila Santa Rosa, e Amazonas/Areão, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Pronto Socorro Odontológico (PSO). Outros importantes instrumentos na atenção secundária ganharam investimentos: Policlínica Pública Municipal Virgilio José Gazire, e Centro de Reabilitação Abel de Oliveira Lage. As conclusões destas obras foram apresentadas quinta-feira (13), e sexta-feira (14).
Policlínica
Um marco da reforma foi a completa adequação da sala de radiografia, que abriga, desde 2004, o Centro de Diagnósticos para a realização de exames de imagem, eletrocardiograma e ultrassom, e a aquisição de um tomógrafo de última tecnologia instalado na moderna sala de tomografia. “A Policlínica Municipal é um pilar crucial na oferta de serviços de saúde em Itabira, desde sua inauguração em setembro de 1988. Com esta reforma completa, está ainda mais equipada para atender às necessidades da comunidade”, comentou o prefeito Marco Antônio Lage na data da reinuguração.
O espaço de saúde oferece consultas especializadas em pediatria, ginecologia, ortopedia, cirurgia geral, clínica médica, psicologia, infectologia, reumatologia, angiologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia e pneumologia, exames e programas de saúde específicos para Itabira e região, como o programa Infecções Sexualmente Transmissíveis/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida/ Hepatites Viais (IST/AIDS), que atende não apenas os usuários do município, mas também de outras 18 cidades pactuadas pela Gerência Regional de Saúde (GRS). Atualmente, o programa possui 629 usuários.
Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação de Itabira recebeu reforma completa, incluindo a piscina com novo revestimento, acessibilidade e aquecimento térmico. Outro ponto de destaque é o espaço adequado da fisioterapia. Com uma média de 2.600 atendimentos por mês, a Unidade conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, proporcionando tratamento especializado aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Unidade abriga programas, como: Oxigenoterapia Domiciliar, Ostomia, Órtese e Prótese, para pacientes de Itabira e municípios da região. “Este Centro é uma referência fundamental para a reabilitação no município, sendo o único serviço do tipo disponível para toda a população”, disse Marco Antônio Lage. O prefeito entregou ainda duas UBSs vitalizadas, com melhorias na infraestrutura, pintura, adequação dos espaços, acessibilidade e instalação de novos equipamentos, visando proporcionar ambiente seguro e acolhedor nas Unidades híbidas da vila Santa Rosa e Amazonas/Areão.
Novas UBSs
Em andamento a construção de três novas UBSs: Gabiroba, Fênix, e Barreiro. “Investir na saúde da população é uma prioridade para nossa gestão. Essas reformas e a construção de novas unidades representam um passo significativo para garantir que os itabiranos tenham acesso a serviços de qualidade e que as instalações estejam de acordo com as necessidades dos usuários e profissionais”, finalizou o prefeito municipal. Estas reformas não apenas modernizam as instalações, mas também garantem que os espaços sejam acessíveis, proporcionando ambiente propício à recuperação.
Reportagem: Euclides Éder