Foto: Equipe Drumonsters

A Equipe de Robótica Drumonsters, projeto de extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no campus de Itabira, foi a campeã da categoria de Futebol-Mini, na Competição RoboCore Experience (RCX) 2024. Além disso, a equipe ficou em sétimo lugar na categoria Hockey, na qual as equipes constroem robôs com até 6,8 quilos, controlados remotamente, para competir em um jogo que simula o esporte de hóquei no gelo, com objetivo de marcar mais gols.

Foto: Equipe Drumonsters

O futebol de minirrobôs é uma categoria de competições robóticas em que duas equipes, compostas por um atacante, um defensor e um goleiro, disputam partidas de futebol. Os robôs autônomos, que são controlados por computadores e se comunicam via bluetooth apenas com a máquina responsável pelo processamento da visão e estratégia do time, competem em um campo de futebol seguindo regras previamente estabelecidas pela competição.

Foto: Equipe Drumonsters

“À medida que avançávamos nas colocações, precisávamos adaptar nossa abordagem para lidar com adversários e suas táticas imprevisíveis. Além disso, a manutenção dos robôs era crucial, pois qualquer falha mecânica ou eletrônica poderia afetar nosso desempenho. Desenvolver e competir com nossos robôs na categoria de Futebol-Mini foi uma jornada desafiadora”, disse Vinícius Bento, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação.

Foto: Equipe Drumonsters

“As partidas foram eletrizantes. Nossos robôs competiram no campo de futebol mini e cada movimento era estratégico. A velocidade, precisão e capacidade de reagir rapidamente eram cruciais para alcançarmos bons resultados. A torcida vibrava a cada gol marcado pelos robôs e, mesmo de longe, contamos com o apoio de amigos e familiares, vibrando intensamente a cada conquista,” exclama Fernanda Inácio aluna de Engenharia Elétrica.

Foto: Equipe Drumonsters

O desafio do Hockey de robôs envolve o desenvolvimento de estratégias eficientes de jogo, combinando conhecimentos em engenharia e táticas esportivas, levando em consideração regras sobre o comportamento dos robôs, que incluem restrições sobre contato e movimentação, visando garantir uma competição justa além de segura. Após essa experiência na RoboCore Experience, os próximos passos da equipe serão continuar aprimorando os robôs e participar de mais competições.

Foto: Arquivo

“Queremos aplicar o conhecimento adquirido, explorar novas estratégias e desafiar habilidades em diferentes cenários. Planejamos não apenas retomar nossa participação na categoria Hockey de Robôs, mas também iniciar nosso primeiro combate. Continuaremos a desenvolver e aprimorar nosso projeto vitorioso na categoria de Futebol de Robôs. Estamos ansiosos para evoluir e aperfeiçoar ainda mais nossos robôs de futebol”, informou a equipe.

Vista lateral do campus Itabira . Foto: Arquivo

A equipe Drumonsters divulgou nota de agradecimento pelo apoio recebido, para participar da competição. “Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão ao Instituto ITI, bem como à Unifei e à PROEX, pelo apoio inestimável ao nosso projeto. A colaboração e o incentivo que recebemos foram fundamentais para o nosso desempenho e sucesso. A continuação desta caminhada não será fácil, pois cada competição se torna mais desafiadora”.

Foto: Arquivo

O Drumonsters é um projeto de extensão do campus da Unifei Itabira, fundado em 2010, com o objetivo de desenvolver robôs para competições tecnológicas. Ela é composta por professores e alunos de graduação das Engenharias da Computação, de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Produção. Além de construir robôs de diversas categorias, a equipe busca desenvolver tecnologias que podem ser aplicadas no cotidiano das pessoas e das empresas.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.