Mutirão de cirurgias ginecológicas no HMCC atende 53 mulheres
Neste mês de agosto, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), realizou a 3ª edição do mutirão de cirurgias ginecológicas. Essa iniciativa, viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve como objetivo garantir cuidados essenciais a saúde da mulher para dezenas de moradoras da região, considerando que a unidade que atende 100% pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) é referência para 225 mil habitantes em 13 municípios. Foram assistidas 53 mulheres.
Antes de serem submetidas às cirurgias, as pacientes passaram por um processo de avaliação no HMCC, incluindo consultas multidisciplinares, exames clínicos e diagnósticos. A preparação de risco cirúrgico foi fundamental para assegurar a segurança e o bem-estar de cada paciente. Durante três dias intensos de mutirão, as mulheres atendidas tinham idades de 16 e 81 anos, com tratamentos que transformaram vidas. Foram cerca de sete procedimentos realizados pela equipe especializada do HMCC.
Destaque para remoção do útero, histeroscopias, laqueaduras, correção da musculatura vaginal, miomectomias, remoção de um ou os dois ovários e correções nos pequenos lábios. Desta forma, o HMCC se consolida como um centro de referência regional, oferecendo procedimentos complexos com alto nível de expertise técnica. O HMCC é classificado como hospital geral e referência para uma população da microrregião, responsável por 55% das internações em Itabira.
“Essa é a terceira edição que realizamos e o sucesso é inegável. Centenas de mulheres de Itabira e região já foram beneficiadas. Somos gratos à Secretaria Municipal de Saúde de Itabira pelo apoio crucial na execução dessas cirurgias, garantindo que essas mulheres possam ter uma saúde digna e de qualidade”, afirma a gerente do HMCC, Luciana Soares Costa. São 117 leitos, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São 153 médicos, e equipe multidisciplinar e administrativa com 500 colaboradores.
Reportagem: Euclides Éder