Com raízes itabiranas, atleta de Nova Era acumula 11 competições de Jiu-jitsu
Com apenas 11 anos, a atleta novaerense Júlia Emiliano Silva dos Santos, que já residiu em Itabira e têm familiares na cidade, tem se destacado no cenário do Jiu-jitsu regional, conquistando títulos e mostrado talento na modalidade. No último domingo (18), ela conquistou seu primeiro cinturão, no “Desafio Bravos de Jiu-jitsu” em Belo Horizonte. Com apenas um ano e meio como atleta já acumula 11 campeonatos, sagrando-se campeã em oito, além de duas medalhas de prata, uma de bronze, e agora o cinturão.
No Jiu-jitsu, os cinturões, são importantes porque categorizam os níveis dos praticantes. Cada deles representa a prática e o refinamento das técnicas. Suas cores indicam diferentes níveis de graduação. A jovem da academia Origens Bjj, é treinada pelo professor Carlos Henrique de Oliveira Bueno “Cacá”. Além do “Desafio Bravos”, já participou de importantes campeonatos regionais: Copa Vale do Aço, Copa Leste Minas, 3º Open Vale do Aço, Copa Leão Dourado, e o BJJ Storm, uma das maiores do Estado.
No mais recente foi graduada por seu mestre no pódio, tornando-se faixa amarela. Júlia conheceu o jiu-jitsu através do tio Demétrius Emiliano, que também o pratica, graduado na faixa marrom. Ele a levou para assistir treinos, e ao fazer aulas experimentais, se apaixonou pelo esporte, e desde então, tem se dedicado ao máximo. A atleta participa de competições mensalmente, e já acumula patrocinadores novaerenses. Para 2025, pretende participar de grandes competições: Campeonato Brasileiro e Sul-americano.
“No começo todos achavam que era apenas uma brincadeira. Até que, com apenas dois meses de treino, participei da primeira competição com a torcida dos meus pais, Patrícia Emiliano e Júlio César dos Santos, e os familiares. Ali, minha mãe conta que percebeu que eu realmente levaria o Jiu-jitsu a sério, e se tornaria muito mais que apenas uma modalidade esportiva. Desde então, eles seguem comigo, me apoiando em tudo. E agora, estou imensamente feliz com conquista deste cinturão”, conta Júlia Emiliano.
A atleta tem acompanhamento nutricional, e nos treinos são intensificados para as competições. “O professor Carlos nos apoia muito e consegue extrair de nós o melhor para evoluir. O meu foco é a conquista de grandes títulos nacionais, e até mundiais. Estou trabalhando duro para isso, levando o nome de Nova Era para fora, e fazendo o que mais amo: o Jiu-jitsu,” avalia a competidora. Atualmente no 6º ano, alia estudos, cursos e compromissos. Ela conta que o Jiu-jitsu prega respeito, honra, socialização, equilíbrio mental e raciocínio.
Reportagem: Euclides Éder