Caminhão pipa. Fonte: Reprodução/Ascom/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou neste sábado (7), outra medida para o enfrentamento à crise hídrica, provocada pela seca histórica em Itabira. A autarquia realiza captação emergencial no Rio Tanque, em Senhora do Carmo. A água bruta é encaminhada por caminhões pipa até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, onde acontece o tratamento e distribuição dos recursos.

Conforme o Saae, essa alternativa se fez necessária diante do baixo nível de captação de água no manancial que abastece o equipamento de tratamento e fornecimento. No decorrer da semana, a medida passará por ajustes para garantir maior eficiência na operação. No entanto, podem ter o abastecimento temporariamente comprometido, os 11 bairros, atendidos pela ETA Gatos, na parte alta da cidade.

Gerador de energia, usado na captação no Rio Tanque. Fonte: Reprodução/Ascom/Saae

Os moradores devem redobrar medidas de economia do consumo, priorizando uso para ações de higiene e na preparação da alimentação. Moradores dos bairros: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Jardim das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro; são os mais impactados pela queda na vazão dos recursos hídricos.

Segundo o Saae, manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pelos técnicos da autarquia. “Em resposta a essa crise, o Saae tem se esforçado para amenizar a situação através da implementação de medidas alternativas, como a otimização do uso dos recursos hídricos e a busca por fontes suplementares,” explica o Saae, em comunicado divulgado à imprensa na manhã deste domingo (8).

Foto: Arquivo

“Se não fosse por essas ações, o cenário atual de escassez de água poderia ser ainda mais grave. É crucial que a população coopere, evitando lavar calçadas e veículos. A adesão dessas práticas ajudará a garantir a sustentabilidade do abastecimento e a enfrentar a crise hídrica de maneira mais eficaz,” finaliza a nota. O alerta também é na reservação doméstica. Informações adicionais nos telefones: 115 ou 31-3839-1330.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.