O “Marco” na política itabirana: prefeito de Itabira é reeleito com 76% dos votos válidos
Primeira urna que chegou ao local de apuração.
A chapa da coligação/federação “Nossa Bandeira é Itabira”, composta pelos Marcos, Antônio Lage (prefeito), e Antônio Gomes (vice) foi eleita neste domingo (6) com 76% dos votos válidos ou 52.085 votos. João Izael somou 11.080 escolhas do eleitor (16%), Neidson Freitas foi a preferência de 4.366 (6%), e Ronaldinho Teteco, com 1% do eleitorado, 887 votos. O “Marco” na política itabirana alcançou votação história, e condizente com a pesquisa eleitoral publicada uma semana antes do pleito eleitoral. As eleições ocorreram de maneira tranquila, sem crimes eleitorais e com a substituição de apenas uma urna.
Dayane Rey da Silva. Foto: Aline Ferreira
“Foi um processo tranquilo como já se previa. A justiça eleitoral já estava trabalhando há meses incansavelmente, para que o eleitor tivesse a sua vontade respeitada, e seu direito também. Isso vimos que aconteceu! Não tivemos maiores intercorrências. Temos apenas algumas questões pendentes e vão ser organizadas no decorrer das próximas semanas. A gente pode ter a ciência e a tranquilidade de que o eleitor teve a sua vontade respeitada e observada neste processo eleitoral. Resultado de um conjunto de coisas, e não tivemos nenhuma situação mais grave”, disse a juíza eleitoral, Dayane Rey da Silva.
Giuliana Talamoni Fonoff. Foto: Aline Ferreira
“Tudo ocorreu dentro do esperado. Isso demonstra já a maturidade do eleitorado. Em todos os locais de sessões de votação não teve nenhuma confusão. Ninguém relatou algo, e vimos que as pessoas estavam tranquilamente se dirigindo à votação. Apenas um acionamento da Polícia Militar, mas sem nenhuma prisão. Vi muitas pessoas idosas indo com auxílio dos familiares. A Justiça Eleitoral, meses antes, inicia esse o processo”, contou a promotora, Giuliana Talamoni Fonoff. “A PM garantiu com sucesso as eleições, sendo quatro pessoas presas por boca de urna: três em Santa Maria e uma em Barão de Cocais,” disse a tenente Kelly Gomides.
Forte sistema de segurança. Foto: Aline Ferreira
Ainda segundo o 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), houve apreensão de dois veículos com propaganda irregular, um em Santa Maria, e outro em Ferros. “A gente passa a conhecer as pessoas pelo convívio. Reconheço a personalidade, caráter e amor que Marco tem com Itabira, além do projeto de vida. Cheguei na cidade em 1987. Senti que a cidade estava morta. Se falava em UTI, mas eu pensei que precisava resurgir, e Marco investiu e montou projeto pra isso, com educação, crianças e cidade viável. Sofremos com críticas de cidade esburacada, e assim como nos outros governos, a falta d’água, porque temos que suplantar o período de seca com mais de seis meses sem chuvas”, ponderou Marco Gomes.
Foto: Redes Socias
“Foi resultado de um trabalho, essa reeleição histórica em Itabira, não foi apenas por causa da campanha, mas o que foi realizado nos quatro anos. Trabalhamos de forma limpa, honesta e transparente, envolvendo toda a comunidade, com propostas. A população respondeu aquilo que presenciaram, apesar da pandemia da covid no primeiro ano. Sobre a composição da Câmara, foi excelente, e conforme esperávamos uma grande renovação. Dos partidos que compunham nossa coligação/federação foi maioria absoluta com 12 vagas, dois terços, e essa era nossa expectativa. O Poder Legislativo tem a missão de contribuir na construção de uma cidade preparada para o futuro”, finaliza Marco Lage.
Reportagem: Euclides Éder