Meninos Brincando (1958). Foto: Divulgação

O 4º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) promove a mostra  “Portinari para Crianças”, com 42 reproduções de obras do icônico pintor.  A exposição retrata crianças se divertindo e realizando atividades lúdicas com seus brinquedos, além de mostrarem os vários ângulos que a infância pode ter, com suas questões sociais e culturais. O evento será aberto no Dia das Crianças (12), às 18h, na praça Dr. Acrísio Alvarenga, com entrada gratuita, e seguirá até o dia 30 de novembro. A curadoria da exposição com obras de Candido Portinari é do seu filho: João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari.

Menino com Pipa (1947). Foto: Divulgação

Os trabalhos selecionados representam várias facetas da infância, retratando questões sociais e culturais. “Cada obra escolhida era como uma página do diário de Portinari, repleta de lembranças vívidas e cores que ressoam com a alma infantil. O desafio foi traduzir não apenas a técnica magistral, mas a essência pura da infância que Portinari tão habilmente capturava. Foi uma imersão no universo mágico e atemporal que ele pintou com tanto amor. Foi mais do que uma curadoria; foi um diálogo com a criança que existe em todos nós”, destaca Guilherme de Almeida. O Flitabira acontece entre os dias 30 de outubro e três de novembro na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”.

Meninos no Balanço (1960). Foto: Divulgação

Levantamento aponta 5.300 pinturas, desenhos e gravuras atribuídos ao pintor, assim como de mais de 25 mil documentos sobre sua obra, sua vida e sua época; pesquisa da autenticidade das obras; processamento digital das imagens; organização do arquivo de correspondência e do acervo de fotografias históricas, filmes e recortes de mais de 10 mil periódicos, livros, monografias, textos e memorabilia; registro de mais de 70 depoimentos de artistas, intelectuais, políticos, amigos e parentes totalizando mais de 130 horas gravadas; publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari”, primeira publicação desta natureza na América Latina. A FCCDA fica na avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.