Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Memorial Vale. Crédito: HB Audiovisual

O Memorial Minas Gerais Vale recebe inscrições para a 3ª edição do Edital Apoia voltado à cultura popular, até 20 de outubro, no site da instituição (clique aqui). Serão R$ 400 mil destinados a artistas, detentores e grupos culturais populares regionais. O edital é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e visa reforçar o compromisso do Instituto Cultural Vale com a diversidade de produções e agentes da cultura. “Reconhecer a pluralidade artística popular existente no Brasil é um dos objetivos que norteiam nosso trabalho. É um apoio à valiosa contribuição de produtores e fazedores de cultura, que mantêm tradições e saberes nos estados onde atuamos”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto.

O edital selecionará propostas em diversas linguagens artísticas: arte visual, música, dança, festejos e celebrações. Em Minas, serão 40 projetos premiados e cada um receberá R$ 10 mil. O processo de seleção será feito por um comitê técnico composto por profissionais especialistas locais. O edital já premiou projetos em mais de 50 municípios mineiros, em suas edições anteriores. “O Edital Apoia amplia as fronteiras do museu para o vasto estado de Minas Gerais, reconhecendo e premiando artistas e valorizando a cultura popular, afirma Wagner Tameirão, responsável pelo Memorial Minas Gerais Vale. O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas, conforme comunicado da instituição.

Ele patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte está sendo renovado para oferecer aos visitantes novas experiências sobre a história, a arte e as tradições mineiras. Fechado temporariamente para essas obras, o museu funcionará em itinerância pelo Estado. A primeira iniciativa acontece até o dia 08 de dezembro no Espaço 356 (rua Adriano Chaves e Matos, 100, bairro Olhos D’Água na capital), com a exposição imersiva “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.