OAB Itabira realiza “Mutirão de Doação de Sangue”
Imagem: Freepik
A 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas, instalado no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), realiza captação de voluntários para arrecadar doações de sangue. O termo usado para identificar o evento carrega as iniciais do tipo O, A, e B, as mesmas que identificam a associação de classe dos profissionais do direito, e as tipagens mais comuns da população.
Imagem: Freepik
O ato solidário coletivo será dia 14 de novembro, entre 7h30 e 12h30h no HMCC. O Mutirão de Doação de Sangue faz parte da campanha “Doe Sangue Tipo OAB” da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais e visa incentivar doadores de sangue e insumos, além de promover a solidariedade entre os profissionais da advocacia e a comunidade. “A OAB Itabira convida todos os advogados e demais interessados a se unirem nessa causa nobre,” ressalta!
Imagem: OAB Itabira
Para participar do mutirão, basta entrar em contato pelo telefone 31-99804-2517 e conferir os requisitos para a doação. O ato é considerado simples, mas que pode salvar vidas. A participação de todos será determinante para garantir que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos, e prontos para atender à população. “Junte-se a nós e ajude a salvar vidas!”, destaca comunicado publicado nesta terça-feira (16), pela OAB Itabira.
Imagem: Freepik
Tipo O é reconhecido como doador universal, pois pode ser transfundido em qualquer pessoa, porém, apenas pode receber sangue de pessoas da mesma tipagem, e característica sanguínea é de 44% da população. O tipo A é o de 42% do público, possuindo anticorpos que permitem receber doações dos tipos A e O. O tipo B está entre os mais raros, apenas 10% da população, e carrega em sua composição anticorpos que possibilitam receber doações B e O.
Reportagem: Euclides Éder