Foto: Comunicação/Funcesi

A Funcesi promoveu, no último final de semana, a Mostra de Saúde Coletiva e a Jornada de Ciência e Cultura, primeira edição dos eventos. Autoridades importantes prestigiaram a grande integração entre as comunidades acadêmica e público externo. Na sexta-feira (29), foi realizada uma ampla apresentação de Práticas em Saúde Coletiva e Formativas na Comunidade, categorias do curso de Medicina. As apresentações comprovaram o comprometimento dos estudantes com uma formação baseada cientificamente e, ao mesmo tempo, de maneira humanizada.

Houve exibição de vídeos produzidos pelos próprios discentes, abordando temas como treinamento de habilidades médicas e o uso da linguagem brasileira de sinais (libras) no atendimento. Por fim, os participantes também acompanharam exposições culturais e quatro salas temáticas sobre alguns dos tópicos mais relevantes e contemporâneos envolvendo saúde, ciência, tecnologia, inovação e cultura. No sábado (30) foi realizada a abertura oficial. Foram apresentadas pôsteres relacionados à “Redação de Artigos Científicos”, do curso de Medicina, e projetos de extensão (PEX) do campus.

Foto: Comunicação/Funcesi

Tais projetos contemplaram temas de áreas como a saúde, questões sociais, direito, arquitetura e urbanismo e engenharia, reunindo estudantes de diferentes cursos. Concomitantemente, foram apresentados projetos integradores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Entre os destaques, podem ser citados modelos de seções transversais de pavimentos flexíveis e as temáticas voltadas para produtos inovadores. Projetos com grande potencial humano e tecnológico da Funcesi, sendo um espelho para o futuro desenvolvimento da região.

“Os eventos foram um sucesso! A participação ativa e a dedicação dos estudantes no desenvolvimento e apresentação dos trabalhos abrilhantaram o evento, tornando-o memorável. Desta forma, foi possível cumprir brilhantemente a missão de celebrar o potencial científico e tecnológico do nosso centro universitário, promovendo a integração entre as áreas de conhecimento e a cultura, valores enraizados em nossa instituição desde sua fundação, há 30 anos”, celebra o organizador do evento, professor Bruno Duzzi. No final, as premiações, reconhecendo os destaques, celebrando o talento e a dedicação dos participantes.

Foto: Comunicação/Funcesi

Para o professor, a junção de diferentes âmbitos de ensino trouxe benefícios em diversas frentes. “Ao unir essas áreas, promovemos uma abordagem holística do conhecimento, incentivando a interdisciplinaridade e a inovação. Isso não apenas enriquece a formação acadêmica dos nossos estudantes, como também fortalece nosso compromisso com a ética, o respeito, a solidariedade e a responsabilidade social. Essa integração também beneficiou diretamente a comunidade, ao aplicar o conhecimento produzido de forma prática e inclusiva, refletindo o compromisso da Funcesi em alinhar sua missão educativa com o desenvolvimento social e cultural da região,” disse o docente.

Bruno Duzzi ainda agradeceu a Shirlei Pereira (pró-reitora), Flávia Pantuza (reitora), Maurício Mendes (presidente), professores, coordenação, comissões e participantes, projetando futuras edições. “Nosso objetivo é transformar essas iniciativas em uma tradição que celebre as raízes da Funcesi, enquanto projetamos novas perspectivas para o futuro. Pretendemos manter o foco na integração, humanização, cultura e nos benefícios concretos para a comunidade, fortalecendo nosso papel como um centro de referência em ensino de qualidade, pesquisa aplicada e ações de extensão que impactam positivamente a sociedade”, finaliza o coordenador.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.