Por pedido da Igreja Católica, a Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, está fazendo campanha de arrecadação, em sua sede, para encaminhar donativos àqueles atingidos pelas fortes chuvas no Vale do Aço, sobretudo aos moradores da cidade de Cel Fabriciano. Itens de alimentação básica para composição de cestas, materiais de limpeza e higiene pessoal, água mineral e roupas limpas em bom estado de uso, devem ser entregues dias 24, 26 e 27 de dezembro, entre 8h e 17h na avenida Duque de Caxias, 980, Esplanada da Estação, próximo ao espaço usado pela Feira Livre dos Produtores Rurais de Itabira. O primeiro dia de arrecadação ocorreu segunda-feira (23).

Gilmar Quintão. Foto: Arquivo

“Nós, acionados pelo Yuyu da Pedreira, para atender solicitação do padre Paulo Souza, para apoiar essa arrecadação de materiais de limpeza, roupas, camas, colchões, e o que tiver, para ajudar as famílias desabrigadas pelas chuvas em Cel Fabriciano. Nós prontamente, colocamos no grupo da diretoria da Interassociação, todos concordaram e assim fazemos acontecer. Pedimos de coração à todos que participem ativamente. Todos temos bastante coisas em casa, que não estamos usando: colchão, lençóis, e roupas, desde que esteja tudo limpo”, disse o presidente da entidade comunitária, Gilmar Quintão, em entrevista para a rádio Itabira, na véspera de Natal.

Sede da Interassociação

No primeiro dia da campanha, doações surgiram de Candidópolis na zona rural. Colchões de casal, e solteiro, além de roupas foram entregues. “Nós agradecemos de coração, e imploramos a todos que façam doações. Temos muitas coisas em nossos guarda-roupas, e nas prateleiras de casa. Doando, estamos ajudando quem precisa”, finaliza Gilmar Quintão. Além dos itens de limpeza e alimentação, a atividade social está arrecadando brinquedos novos ou em bom estado de uso, para presentear as crianças que foram impactadas pelas enchentes. Os voluntários da Interassociação pretendem motivar o verdadeiro espírito natalino dos itabiranos.  Alguns brinquedos já foram recebidos, outros foram comprados pelos diretores sensibilizados.

Maria das Graças Felipe de Lélis “Dadá”. Foto: Arquivo

“Claro, a parte da alimentação é sempre muito importante, porque ninguém fica sem comida. Mas, estamos em pleno Natal, e por que não se lembrar das crianças. Vamos incluir brinquedos para mandar, e as crianças vão ficar muito felizes. A gente já conseguiu alguns. Porque as pessoas ficaram sensibilizadas. E para as pessoas que vão doar, lembro que se doa de coração”, explica Maria das Graças Felipe de Lelis “Dadá”, vice-presidente da Interassociação. A líder comunitária reforçou que os itens entregues devem estar em condições de reúso. “Devemos doar o que serve pra gente, não o que seria descartado. Tiramos do que a gente usa em casa, para passar para o próximo, igual como aconteceu há algum tempo atrás, em Santa Maria de Itabira,” afirma “Dadá”.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.