Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Foto: SMS

Itabira intensifica ações na guerra contra o mosquito transmissor de arborviroses. No sábado (22), a Prefeitura de Itabira realizou mais um mutirão de combate à dengue. Desta vez, o bairro Ribeira de Cima recebeu as equipes de duas secretarias municipais, a de Saúde (SMS) e a de Desenvolvimento Urbano (SMDU), além dos colaboradores da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).

Foto: SMS

A ação visou recolher inservíveis que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, zika-vírus e febre chikungunya. O mutirão ocorreu simultaneamente em vários municípios de Minas Gerais e fez parte do quarto ciclo do Dia D “Minas Unida Contra o Aedes”. A parceria com as diversas secretarias e força-tarefa contribuiu para o sucesso da ação em Itabira.

Foto: SMS

“Todo o time da Saúde, Itaurb e Desenvolvimento Urbano estão envolvidos nessa ação. Hoje é um dia muito importante que a gente frisa o ato da população nos ajudar no combate à dengue. Pedimos que todos colaborem com a prefeitura, recolhendo todo o lixo que pode servir de criadouro do mosquito, não podemos deixar que a doença tome conta da nossa cidade”, enfatiza Fabiana Machado, gestora da SMS.

Foto: SMS

A ação foi a culminância de uma força-tarefa dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e a equipe de Educação Ambiental da Itaurb. Os moradores foram instruídos a limpar lotes e quintais, colocando todo o lixo para as equipes de limpeza recolherem. Foram visitadas 240 residências apenas no bairro Ribeira de Cima. O combate ao vetor exige vigilância constante e responsabilidade de toda a comunidade.

Foto: SMS

Com o período das chuvas e as altas temperaturas, é preciso redobrar o cuidado. A importância desta prevenção pretende evitar que Itabira atinja nível epidêmico. A situação continua sob controle. Até o momento, foram registradas 336 notificações de suspeita de dengue, com 13 casos positivos. Vale lembrar que, no mesmo período de 2024, a cidade registrou 10.814 notificações, sendo 3.057 positivados.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.