Rigor absoluto na fiscalização de itens irregulares encontrados em Itabira
Foto: SMS
Agentes de Fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificam a atividade de fiscalização nas farmácias de Itabira, para coibir a comercialização de itens irregulares. Um exemplo são pomadas supostamente modeladoras para cabelo, produtos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante as inspeções no comércio itabirano, produtos irregulares foram identificados e recolhidos pela Vigilância Sanitária (Visa).
A medida foi reforçada após o registro de um caso atendido pela SMS, no período de pré-Carnaval. Uma consumidora apresentou fortes dores pelo corpo, após usar o produto. Ela apresentou irritação nos olhos e tambpem no couro cabeludo. A vítima apresentava visão turva, todos esses sintomas de intoxicação surgiram depois do uso da pomada de comercialização proibida. Após exames oftalmológicos, foi constatada queimadura nas córneas desta usuária.
Foto: SMS
A Visa da SMS aumenta o rigor neste trabalho de verificação. E alerta a população para ficar atenta, pois o produto que não é liberado pela Anvisa para comercialização pode causar problemas graves de saúde, e tem como principais consequências queimaduras, queda de cabelo e problemas oculares de grandes proporções. Recentemente, a Anvisa publicou uma lista de pomadas modeladoras autorizadas para venda. O consumidor ou mesmo o comerciante tem essa listagem para consulta pública, basta clicar aqui.
A Visa segue atuando no município para garantir segurança da população, e recebe denúncias, ou esclarece informações pelo telefone do setor: 31-3839-2675. Confira orientações da Vigilância Sanitária: não utilize pomadas para cabelo sem antes verificar se possuem registro na Anvisa. Em caso de sintomas adversos, suspenda o uso imediatamente e procure atendimento médico. Denuncie estabelecimentos que comercializam produtos proibidos.
Reportagem: Euclides Éder