Carlin Sacolão Filho quer ampliação na emissão de identidades
Diogo Luna, Carlin Filho e Nádia Sales. Foto: Câmara de Itabira
A Câmara Municipal recebeu o Delegado Regional de Polícia Civil de Itabira, Diogo Luna, acompanhado do assistente, Filipe Augusto, para uma reunião com o presidente Carlin Sacolão Filho e a diretora Nadia Sales, dia seis de março. Também participou do encontro, o assessor especial Cássio Figueiredo. O objetivo principal foi reaproximar o Poder Legislativo Municipal com a 3ª Unidade Regional. Carlin Sacolão defendeu a possibilidade da ampliação no atendimento relacionado à emissão de carteiras de identidade.
Itabira conta com dois Postos de Identificação, na Câmara Municipal, que disponibiliza dois servidores responsáveis pela emissão dos documentos, e na sede da Polícia Civil. O Delegado Regional apresentou um levantamento demonstrando que, no mês de janeiro de 2025, foram disponibilizadas 1404 vagas para atender apenas Itabira. Porém, em razão da alta demanda e da limitação de mão de obra, discutiu-se viabilizar mais mão de obras no quantitativo de atendimentos.
Foto: Câmara de Itabira
Foi solicitada a colaboração na disponibilização de mais servidores efetivos, para reforçar a equipe, além de garantir mais agilidade e eficácia. “A ampliação dos atendimentos de identidade é uma prioridade para a nossa gestão, pois sabemos o quanto este documento é essencial para o exercício pleno da cidadania. A Câmara Municipal está comprometida em fazer o que for necessário para garantir que mais pessoas possam ter acesso rápido e eficiente a esse serviço,” disse o presidente da Câmara.
“A colaboração entre as instituições tem sido fundamental para melhorar o atendimento à população. Conseguimos otimizar o processo e oferecer um serviço mais ágil, garantindo que a população continue ganhando em eficiência e acesso aos serviços essenciais,” acrescentou Nadia Sales. As identidades são documentos essenciais no acesso aos direitos, e serviço fundamental à população. O atendimento tem sido determinante àqueles que precisam especialmente aos que não têm acesso ao atendimento.
Delegado Regional e presidente da Câmara. Foto: Câmara de Itabira
Diogo Luna enfatizou a importância dessa parceria com a Câmara Municipal de Itabira, destacando que a ampliação do serviço permitirá um atendimento mais eficiente, beneficiando a comunidade local e reduzindo a demanda reprimida por identidades. Na ocasião, os representantes do Poder Legislativo de Itabira reafirmaram o compromisso em melhorar os serviços públicos, além de buscar soluções para atender à população. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) será exigida em fevereiro de 2032.
Reportagem: Euclides Éder