Comissão Temporária Especial da Câmara de Itabira analisa propostas para pauta
Foto: Câmara de Itabira
A Comissão Temporária Especial da Câmara Municipal de Itabira realizou segunda-feira (17) reunião abordando propostas para Projetos de Lei e resoluções. Durante o encontro, questões relevantes para a população também foram discutidas, com a participação da sociedade civil. Foi discutida a matéria sobre a utilização de vagas de estacionamento rotativo para atender emergências em clínicas e hospitais veterinários e dá outras providências, do vereador Bernardo de Souza Rosa. Já a vereadora Jordana Madeira Dias propôs criar a Semana Cultural Cristã.
Foto: Câmara de Itabira
Dulce Citi Oliveira apresentou o texto que dispõe sobre a criação do “Dia Municipal da Cavalgada da Mulher”, a ser comemorado anualmente, no dia oito de dezembro. Projeto de Resolução apresentou os relatórios contábeis referentes aos meses de novembro e dezembro, ambos de 2024. Durante a reunião, representantes da comunidade solicitaram atenção sobre o transporte para as famílias de detentos, cumprindo penas em outras cidades. Elas se queixaram dos custos para se deslocar até as unidades prisionais. A ausência de presídio também foi alvo de queixa, refletindo a necessidade de estruturação no sistema penitenciário.
Teresinha Bethônico Figueiredo. Foto: Câmara de Itabira
Os vereadores, entre os quais membros da comissão, acolheram as reivindicações, demonstrando sensibilidade à causa. A reunião foi conduzida de forma democrática, com a participação dos parlamentares. Também foi realizada a prestação de contas da Secretária Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA). A gestora da pasta, Teresinha Bethônico Figueiredo, apresentou informações sobre as ações e os resultados das políticas públicas voltadas para o setor e respondeu aos vereadores, com dados importantes sobre o andamento de projetos e ações na secretaria.
Reportagem: Euclides Éder