FSFX: cirurgião bucomaxilofacia orienta sobre a importância da saúde bucal
Rafael Vieira. Foto: FSFX
O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado anualmente na semana passada, quinta-feira (20), destacou a importância de manter a saúde bucal, não apenas para o sorriso, mas para o corpo. A saúde da boca está intimamente ligada a diversas condições sistêmicas e problemas bucais como cáries e gengivite podem contribuir para doenças graves, como cardiovasculares e diabete. Em alusão a data e como forma de conscientização, o cirurgião bucomaxilofacial Rafael Vieira, do Centro de Odontologia Integrada (COI) da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), abordou cuidados essenciais e seus impactos na qualidade de vida. Segundo o especialista, os cuidados são fundamentais para prevenir doenças com práticas simples, mas eficazes.
“A escovação correta, o uso do fio dental, as consultas periódicas ao dentista, a alimentação balanceada e a eliminação de hábitos prejudiciais como o tabagismo são fundamentais para a garantia de uma saúde bucal de qualidade. Esses cuidados no cotidiano são essenciais para evitar que problemas bucais evoluam para condições mais sérias. Muitas pessoas não compreendem a importância de práticas diárias de higiene bucal, como a escovação adequada e o uso do fio dental. A equipe do Centro de Odontologia Integrada (COI) tem se empenhado em educar a comunidade sobre a importância da prevenção, realizando campanhas e ações de conscientização sobre a saúde bucal e o autocuidado”, orienta.
O profissional destaca, ainda, que a visita periódica ao dentista é indispensável. “O acompanhamento profissional permite a detecção precoce de problemas bucais, evitando complicações mais graves. Além disso, o dentista pode fornecer orientações personalizadas para cada paciente, promovendo hábitos saudáveis que contribuem para a manutenção da saúde bucal a longo prazo. Cáries não tratadas, por exemplo, podem alcançar a polpa do dente e, consequentemente, permitir que bactérias entrem na corrente sanguínea, colocando em risco, órgãos vitais. Já a gengivite e a periodontite estão diretamente ligadas a doenças mais graves, como diabete e doenças cardiovasculares”, explica o médico da FSFX.
Outra orientação do profissional do COI é quanto à gestação, um período em que os cuidados com a saúde bucal se tornam ainda mais importantes. Segundo ele, a saúde oral da gestante tem um impacto direto sobre a saúde da mãe e do bebê. “Durante a gravidez, as mulheres estão mais suscetíveis à gengivite gravídica, inflamação nas gengivas que pode prejudicar a saúde geral. Estudos indicam que a doença periodontal durante a gestação pode estar associada a complicações como o nascimento prematuro e a mortalidade perinatal. Por isso, o acompanhamento odontológico durante o pré-natal é fundamental para prevenir esses problemas e garantir a saúde de mãe e filho”, acrescenta o cirurgião bucomaxilofacial.
Reportagem: Euclides Éder