Senac: docente mostra como pequenos empreendedores podem lucrar na Páscoa
Foto: Tim Gouw/Unsplash
A Páscoa sempre foi um período de grande expectativa para quem trabalha com chocolates e doces artesanais. No entanto, a alta no preço do cacau e dos chocolates tem preocupado pequenos empreendedores do setor. De janeiro do ano passado a janeiro de 2025, o preço dos chocolates em barra e bombons aumentou mais de 14%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para driblar essa situação, especialistas apontam que a chave do sucesso está na adaptação.
Lucas Almeida. Foto: Senac
“A crise vai afetar quem não pensa em mudança ou em novos produtos. O ideal é trabalhar com ovos menores e embalagens econômicas, sem perder o valor do produto. Os bombons recheados e os ovos dragê, com bolinhas coloridas comestíveis, são opções atraentes para o consumidor e mais viáveis para o produtor”, indica Lucas Almeida, docente de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Outra tendência para este ano são sabores diferenciados.
Foto: Rosemary Williams/Unsplash
“O pistache continua em alta, mas também temos novidades como o recheio Dubai, que traz uma textura crocante e está conquistando espaço no mercado. Nada de deixar o cliente montar o próprio ovo. Defina um cardápio padrão com menos opções, isso facilita a produção e permite atender melhor aos pedidos de última hora,” comenta o especialista. Mesmo com os desafios impostos pela alta dos preços, a Páscoa segue sendo momento de oportunidades para empreendedores do setor.
Reportagem: Euclides Éder