Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Crédito: Divulgação

Visitantes conheceram laboratórios e salas de aula

Representantes da Funcesi e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabira (Ascarmarita) se reuniram na sexta-feira (28), no prédio da instituição acadêmica. O presidente Maurício Mendes, e a diretora administrativa e financeira, Gilcéia Gomes, acompanhados pela coordenadora do setor de controladoria, Josiane Possa, se reuniram com Lucimar Gomes e Evandro Santos, respectivamente presidente e gestor da Ascarmarita, atuante há mais de 15 anos.

A Ascarmarita exerce papel importante na defesa dos direitos dos catadores. Atualmente, com 10 membros, o grupo ajuda a reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, promovendo reciclagem e reutilização de materiais. O trabalho contribui na gestão de resíduos sólidos, amplia a geração de empregos e promove a inclusão social, com comunidades locais envolvidas em suas atividades. A sede fica no bairro Pedreira, e o planejamento é que, nos próximos anos, ocorra ampliação para 60 associados.

Crédito: Divulgação

“Por meio de um trabalho conjunto, poderíamos promover a destinação correta do material reciclável da Funcesi e, paralelamente, contribuir com a renda dos nossos associados. Uma vez que ela depende, exclusivamente, dessa atividade”, afirma Lucimar Gomes. “O encontro foi muito produtivo. Considero uma ótima oportunidade, tanto para a Funcesi quanto para a Ascarmarita, já que poderíamos direcionar nossos resíduos para uma associação local, fazendo esse fluxo girar em nosso município”, ressalta Gilcéia Gomes.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.