Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

Nesta quinta-feira (10), 45 mulheres do Programa Facilita Trabalho receberam o certificado de conclusão dos cursos de Panificação e Capacitação Profissional em Costura, Artesanato Sustentável e produção de Lingerie. Durante a solenidade, outras 23 mulheres ingressaram no programa oferecido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS), em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII). O Facilita Trabalho é extensão da Moeda Social Eletrônica Facilita e, desde a sua criação, capacitou e empregou mais de 400 mulheres.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

As beneficiadas passaram a ter garantido dignidade e independência financeira para quem está em vulnerabilidade social. As beneficiárias são contratadas para trabalhar por meio período em diversas repartições e autarquias do serviço público, com carteira assinada. No contraturno, fazem os cursos profissionalizantes. Todas são usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e recebem meio salário mínimo por mês. O prefeito Marco Antônio Lage, participou do evento, destacando a importância da atividade para emprego e renda para mulheres, que muitas vezes são arrimos de família.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

“Isso aqui representa uma grande conquista, mas não uma conquista da Prefeitura de Itabira, porque estamos fazendo nossa obrigação. É uma política pública para incluir quem não está incluído no mercado de trabalho, incluir na sociedade e dar dignidade a vocês. A conquista é de cada uma de vocês, parabéns”, disse o gestor municipal. Durante a solenidade de formatura, o Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), executor dos cursos de formação se comprometeram em contratar formalmente três mulheres desta turma para trabalhar na organização com técnicas de corte e costura.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

“Pra mim foi muito bom, porque eu aprimorei o que eu já fazia. Foi uma oportunidade muito boa, e sempre temos o que aprender”, afirmou a beneficiária Sandra Meireles. “Espero que essa formatura seja apenas o início de uma trajetória de sucesso. Com as habilidades que elas adquiriram são capazes de construir um futuro brilhante e fazer a diferença no mundo”, disse Nélia Cunha, gestora da SMAS. “Nós mulheres provamos a cada dia que levantamos da cama, que somos sensacionais e vão ajudar a fortalecer a cidade, com a economia criativa e com o trabalho,” acrescentou a primeira-dama Raquell Guimarães.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.