Câmara de Itabira discute projetos sobre uniforme escolar e proteção aos animais
Crédito: Câmara de Itabira
Educação, cuidado com os idosos, proteção dos animais, valorização das mulheres advogadas, mudanças no regimento do Poder Legislativo e muitos pedidos de melhorias em bairros compuseram a pauta da 18ª reunião ordinária da Câmara de Itabira, em evento realizado nesta terça-feira (3). Júber Madeira Gomes apresentou um projeto que busca implantar o uso de uniformes em todas as escolas municipais de Itabira.
Crédito: Câmara de Itabira
O parlamentar explicou que, essa medida ajuda a criar igualdade entre os alunos e reforça a segurança nas unidades de ensino. “O uniforme facilita a identificação dos estudantes e garante mais equilíbrio entre as famílias”, disse Júber Madeira, durante a sessão. Bernardo Rosa propôs o projeto que obriga clínicas veterinárias a avisarem compulsoriamente à Polícia Civil caso constatem maus-tratos em animais atendidos.
Crédito: Câmara de Itabira
“Quem agride um animal precisa ser responsabilizado. As clínicas são peças importantes nessa luta”, declarou o parlamentar, ao avaliar a aprovação. O mesmo parlamentar também propôs o projeto que cria o Dia da Mulher Advogada. “As advogadas, como muitas mulheres em diversas profissões, enfrentam desafios enormes e merecem o reconhecimento de toda a sociedade,” disse Bernardo Rosa.
Crédito: Câmara de Itabira
A proteção aos idosos e prevenção de fraudes, foi tema recorrente nos debates do Poder Legislativo. “Muitos idosos ainda caem em golpes. A informação é a melhor forma de proteger nossa população mais experiente”, afirmou o vereador Ronaldo “Capoeira”. Ele levou à votação a proposta de campanhas educativas para proteger os idosos contra fraudes e informar sobre seus direitos.
Crédito: Câmara de Itabira
Dulce Citi apresentou a iniciativa que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Doenças Raras, Fibromialgia e Lúpus. A proposta quer dar mais visibilidade a essas condições e melhorar o atendimento às pessoas que convivem nestas condições específicas de saúde. A ideia de ampliar a promoção da conscientização sobre doenças pouco comuns, mas que merecem atenção das autoridades públicas.
Crédito: Câmara de Itabira

“Nosso objetivo é dar voz a quem muitas vezes sofre em silêncio. E instituir a Semana Municipal de Conscientização sobre Doenças Raras, Fibromialgia e Lúpus é um passo importante para garantir visibilidade, respeito e políticas públicas mais humanas para essas pessoas. Precisamos olhar com mais empatia para essas causas”, explicou a vereadora, ao defender a maior atenção dos serviços públicos a esse tema.
A Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal apresentou o Projeto de Resolução que altera alguns itens do Regimento Interno. A proposta foi aprovada em votação única e visa melhorar o funcionamento das atividades legislativas. O Projeto de Lei aprovado em segundo turno autoriza o uso de recursos para indenizar melhorias feitas em imóveis públicos.
Crédito: Câmara de Itabira
A Câmara Municipal também aprovou os relatórios contábeis de fevereiro. Jordana Madeira apresentou uma Moção de Aplausos para Aulísia Maria Vieira Duarte e Sandra Maria Vieira Duarte, sócias-proprietárias do Laboratório Duarte, reconhecendo o trabalho das duas cidadãs em prol da saúde no município. A sessão também teve 24 indicações ao Poder Executivo Municipal, com pedidos, como:
- asfaltamento, placas e sinalização nas ruas do bairro Fênix (vereador Cidnei Camilo “Didi”);
- acessibilidade e urbanização nos bairros Gabiroba, Santa Tereza e Pedreira (vereadores Ronaldo Meireles “Capoeira”, Marco Antônio Ferreira “Marquinhos da Saúde”, Hudson Junio “Yuyu”);
- Centro de Educação Infantil, quadra coberta e reforma de praça: no Campestre, Vila Amélia e Belacamp (Ronaldo Meireles “Capoeira”);
- Passagem elevada de pedestres, iluminação, lixeiras e limpeza em bairros e comunidades rurais, como Engenho e São José do Turvo.
Crédito: Câmara de Itabira
A Câmara Municipal de Itabira também recebeu nesta data, a visita de representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que apresentaram suas principais demandas. O Poder Legislativo itabirano recebeu atentamente as colocações, e reafirmou o compromisso público com as iniciativas que promovem o desenvolvimento social .
Reportagem: Euclides Éder