Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Fonte: Serasa

Além da agitação valorizada pelas festas juninas, as celebrações de São João e São Pedro provocam alto impacto na economia, revela pesquisa inédita da Serasa. Para 61% dos brasileiros, os festejos afetam positivamente os setores de comércio e serviços das cidades e geram expectativa: 62% dos entrevistados projetam renda extra no período, 50% deles pretendem usar o dinheiro sazonal para pagar dívidas.

Produzido pelo Instituto Opinion Box, o estudo ouviu 2.306 pessoas de todas as regiões do Brasil. Entre os principais setores beneficiados, segundo os entrevistados, estão a alimentação em bares, restaurantes e barracas de comidas típicas (64%), o comércio local estabelecido (51%) e o entretenimento, como shows e eventos culturais (50%). O cenário na região sudeste é bastante semelhante.

Fonte: Serasa

O efeito das festas nas comunidades vai muito além das comemorações temáticas em torno das fogueiras, comidas típicas e danças. De acordo com 67% dos participantes da pesquisa, há um crescimento real nas vendas do comércio local durante o mês de junho. A valorização de produtos artesanais (45%), a geração de empregos temporários (40%) e o turismo são os efeitos mais visíveis da movimentação junina.

“Junho é, cada vez mais, um mês de fortalecimento das economias regionais. Os pequenos empreendimentos e os trabalhadores autônomos são os mais favorecidos pela geração de renda extra proporcionada pelas festas juninas, cujas celebrações só crescem”, explica Thiago Ramos, especialista em educação financeira. A pesquisa revela que 65% dos brasileiros participam ativamente destas festas temáticas.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.