Após falhas na prestação do serviço, contrato é interrompido entre Itaurb e Evolução

Foto: Arquivo
Nesta segunda-feira (9), trabalhadores da empresa Evolução foram à Câmara de Itabira protestar e, em seguida, repetiram o ato na sede da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), na avenida Carlos Drummond de Andrade. O alvo foi a até então, a prestadora que mantinha alguns serviços de zeladoria urbana e recolhimento de inservíveis, como apoio terceirizado à atividade fim da Itaurb. A decisão foi de interromper o contrato de forma unilateral, por considerar falhas na prestação da atividade.

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O comunicado surgiu da assessoria de imprensa da empresa pública. “A Itaurb informa que encerrou o último contrato vigente com a empresa terceirizada Evolução, responsável por parte dos serviços de coleta de lixo na cidade. Este último contrato vigente entre as partes tinha o vencimento previsto para 16 de janeiro de 2026. Prefeitura de Itabira dará agilidade na contratação emergencial para garantir continuidade dos serviços de limpeza pública,” informa a nota da empresa pública.

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O presidente da Itaurb, Leonardo Alexandre Silva Gonçalves, “Leo” havia sido questionado sobre a qualidade dos serviços da Evolução, durante a prestação de contas no Poder Legislativo, dia 25 de outubro, e demonstrou insatisfação com as atividades realizadas pela empresa terceirizada. A Itaurb informou que cumpriu todas as determinações financeiras previstas no contrato. O que significa que não há nenhum repasse em atraso. Desta forma, a empresa pública afirma que cumpriu todas as suas atribuições.

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“A decisão pelo rompimento do contrato de forma unilateral foi tomada após a constatação de diversas irregularidades no cumprimento do contrato, que já havia gerado uma advertência formal e quatro notificações, incluindo multa no valor de R$ 265.153. Entre as falhas apontadas, as principais foram: falta de higienização e manutenção adequada dos equipamentos e prestação parcial e insatisfatória dos serviços, conforme denúncias recebidas da população e apuradas,” justifica o comunicado oficial emitido na noite desta segunda-feira (8).

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Ainda havia mais situações para o rompimento do acordo: higienização inadequada dos caminhões, pneus em condições precárias e vazamento de chorume, além da ausência recorrente de caminhões e coletores nas rotas estabelecidas. “Diante desses problemas, que impactaram negativamente a qualidade da limpeza, a Itaurb decidiu não renovar o contrato. A prioridade é garantir serviços de excelência à população, assegurando a continuidade e eficiência da coleta de resíduos,” finaliza a nota oficial.
Reportagem: Euclides Éder

