Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Secretário de Gestão do Sistema de Promoção da Igualdade Racial, o itabirano Clédisson Júnior. Foto: Thaylyson Santos/MIR

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, assinou nesta segunda-feira (15), em Brasília-DF, o protocolo de intenções para a instalação da “Casa da Igualdade Racial” no município. O anúncio foi realizado durante a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento reuniu delegados de todo o país em grupos de trabalho, plenárias e eixos temáticos, além de rodas de diálogo e trocas inspiradas na tradição yorubá.

“Assinar este protocolo é reconhecer que a luta por igualdade racial precisa ser institucionalizada também no âmbito municipal. A ‘Casa da Igualdade Racial’ será espaço de acolhimento, escuta e construção de políticas efetivas para a população negra e demais grupos historicamente invisibilizados. É muito significativo que esse passo seja dado em ambiente de tanta representatividade e diversidade como a Conapir. Isso mostra que Itabira está sintonizada com o debate nacional e pronta para transformar as discussões em ações concretas”, disse Marco Antônio Lage.

Ministra da Igualdade Racial (MIR), Anielle Franco (C). Foto: Conapir/Divulgação

O Conapir foi considerado marco para a construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Brasil. De acordo com o Ministério da Igualdade Racial, a etapa nacional foi precedida por conferências municipais e estaduais, encontros digitais, e plenárias temáticas reunindo propostas e elegendo representantes de diversos segmentos sociais: quilombolas, indígenas, ciganos, povos de terreiro, mulheres, população LGBTQIA+ e juventude negra. A ministra da pasta, Anielle Franco, destacou a importância da participação popular.

A criação da “Casa da Igualdade Racial” em Itabira reforça o compromisso com a pauta da equidade e com o fortalecimento das políticas de reparação histórica. “A gente sabe que só se constrói política pública de qualidade com o povo e na coletividade”, afirmou Anielle Franco. “A participação social é a parte essencial do nosso modo de governar e construir políticas públicas. Seremos tanto mais assertivos quanto mais considerarmos os anseios, as propostas e as prioridades daqueles e daquelas para os quais as políticas se destinam”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.