Crea-MG comemora Dia Municipal de Proteção e Defesa Civil, e recebe reconhecimento
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Crea-MG e a Defesa Civil. Foto: Grazielle Sérvulo
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) participou nesta sexta-feira (19) da celebração do Dia Municipal de Proteção e Defesa Civil, em Belo Horizonte. O colegiado foi homenageado com o título “Amigo da Defesa Civil”, pelo compromisso com a segurança e o bem-estar da população. A data contou com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Crea-MG e a Defesa Civil. O documento prevê ações conjuntas voltadas para a prevenção, a redução de riscos e a resposta a desastres, reforçando a importância da integração entre as instituições.
“Essa homenagem reconhece não apenas o trabalho do Crea-MG, mas também o esforço coletivo de milhares de profissionais da engenharia, da agronomia, das geociências, que diariamente colocam seus conhecimentos a serviço da proteção da vida, da integridade da nossa população. Mais do que um documento, este acordo representa uma aliança estratégica em favor da prevenção, da mitigação e da pronta resposta, pilares fundamentais para a segurança pública”, afirma o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, major Elcione Menezes Alves, ressalta que a parceria com o Crea-MG já vem de anos e ajuda a preservar vidas. Com a nova parceria, encara a expectativa de uma atuação ainda mais eficaz. “O convênio de cooperação tem uma grande importância e relevância para o município. Através dele, podemos relacionar e trocar informações com profissionais e ter profissionais voluntários para ajudar a Defesa Civil e a cidade. É um acordo onde todos ganham”, afirma o major. O Crea-MG tem atuado somando esforços com a Defesa Civil Estadual.
O colegiado também colabora com o órgão nacional, conforme visto nos últimos anos, como mobilizadora de profissionais voluntários por todo o Estado, para auxiliar em situações de emergência. Em 2022, foram mais de 220 voluntários cadastrados para apoiar os municípios mineiros atingidos pelas chuvas. Em 2024, novas mobilizações ocorreram em apoio ao Rio Grande do Sul, com as fortes chuvas que assolaram a região Sul. No início de 2025, foram reunidos em tempo recorde profissionais em força-tarefa de apoio à Defesa Civil de Ipatinga e no Vale do Aço.
Reportagem: Euclides Éder