Fonte: Sebrae-MG

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, celebrado neste domingo (19), pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) revela que, para 72% das pessoas que empreendem no Estado, a inovação é essencial para a sobrevivência do negócio. Além disso, mais da metade delas (56%) afirma que a empresa já inovou em produtos, serviços ou processos, ou ainda pretende inovar (25%). A pesquisa ouviu 848 donos de pequenos negócios em 2024, entre microempreendedores, micro e pequenas empresas.

“A falta de recursos pode ser um desafio, mas não impede a inovação. Muitas pessoas ainda associam a inovação a mudanças radicais ou disruptivas, envolvendo tecnologias avançadas, mas ela pode acontecer em práticas simples e cotidianas, repensando antigos processos ou introduzindo melhorias no negócio. Por isso, é essencial estar atento às oportunidades e sempre buscar experimentar novas formas de fazer antigos processos ou resolver problemas”, explica a gerente de Inovação e Mercado do Sebrae-MG, Lina Volpini. Uma das iniciativas oferecidas é o Sebraetec.

Por meio do programa, o empreendedor identifica as soluções e tecnologias que a empresa precisa, e é direcionado a um prestador de serviço credenciado. Além do acompanhamento, o Sebrae oferece subsídio de 70% do custo das consultorias. Entre aqueles que já inovam, os principais impactos observados são: melhoria na qualidade dos produtos e serviços (63%), melhoria no atendimento (45%) e captação e fidelização dos clientes (35%). Apenas 4% citaram que não observaram impactos positivos. A pesquisa revelou quais são os tipos de inovação mais adotados.

Os principais foram: Marketing (49%), Tecnologia (40%) e Modelo de Negócios (34%). Quando perguntados sobre as principais áreas em que a empresa tem buscado inovação, foram citados: Marketing (41%), seguido por Varejo (29%), TI e Comunicação (26%) e Inteligência Artificial (16%). O estudo também apontou quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas para inovar. Para 70% do total de entrevistados, a falta de recursos financeiros é o maior obstáculo, seguido pela falta de mão de obra qualificada (37%) e pela falta de tempo de aplicar uma inovação (26%).

Reportagem: Euclides Éder

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