Foto: Prefeitura de Itabira

A Prefeitura de Itabira, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, realizou fiscalização na vila Amélia, na semana passada. A operação teve o objetivo de apurar denúncia sobre a possível produção, envase e comercialização irregular de bebida alcoólica sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante a ação, foram encontrados diversos recipientes inadequados para o armazenamento de bebidas, como: contêineres, bombonas e garrafas pet, além de tonéis de madeira utilizados para o suposto envelhecimento. Segundo o proprietário, a bebida era produzida em imóvel rural de Ferros e transportada para comercialização em Itabira. As denúncias foram recebidas pelo telefone: 31-3839-2675.

Foto: Prefeitura de Itabira

“A produção e venda de bebidas alcoólicas sem registro e fiscalização colocam em risco a saúde pública. Por isso, a colaboração da comunidade, por denúncia, é fundamental para combater as irregularidades”, afirma o coordenador de Vigilância Sanitária, Flammarion Ferreira. Ele ressaltou que a prática é infração grave, sujeita às penalidades legais.

Além do uso de embalagens inadequadas e reutilizadas sem comprovação sanitária, os rótulos da bebida estavam incompletos, sem as informações obrigatórias exigidas pela legislação. Diante dos riscos à saúde pública, a equipe de Vigilância Sanitária e os fiscais do Setor de Posturas apreenderam os produtos e inutilizaram o local, para evitar o uso e a venda.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.