Flitabira celebra o aniversário do Poeta Maior. Drummond completaria 123 anos

Foto: Carol Mets
Nesta sexta-feira (31), data em que se celebra o aniversário de nascimento de Drummond, o Flitabira dedica parte de sua programação a homenagear o Poeta Maior, que completaria 123 anos. A data será marcada por atividades literárias e culturais, com destaque para a mesa “80 anos de A Rosa do Povo”, que reúne Pedro Drummond, Edmílson Caminha e Marcelino Freire, às 18h, para a exibição do documentário “Fotografia na Parede” (Globoplay), seguida de debate com Flávia Ayer, Ana Tereza e Ana Maria Santos, às 21h, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Foto: Carol Mets
O dia marca também o início da Programação de Oficinas, com a escritora e pesquisadora Paloma Jorge Amado, que conduz a atividade “Vamos Fazer um Livro?”, voltada para o público infantojuvenil, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto. Ainda no infantojuvenil com Tino Freitas e Ricardo Ramos Filho, seguido do bate-papo entre Ana Maria Machado, Lavinia Rocha e Leo Cunha sobre “A literatura para jovens na encruzilhada da censura”. À tarde, Leo Cunha e Rafael Nolli voltam à cena com apresentações para estudantes do ensino fundamental.

Foto: Carol Mets
Na programação local, que acontece até às 18h, serão debatidos temas importantes, como: “Caminhos para uma Escrita Negra Feminina” e “Inclusão na Encruzilhada: Liberdade, Direitos e o Reconhecimento das Subjetividades Diversas”. Já a programação nacional e internacional do evento, entre 17h e 22h, ocorre nas mesas que abordam “Mito e Literatura: Quem tem Direito de Escrever?” e as celebrações pelos 80 anos de “A Rosa do Povo”. Encerrando o dia, às 20h30, o público poderá aproveitar a apresentação musical “Alex Brooks Trio Experience”, no Coreto da FCCDA.
Reportagem: Euclides Éder

