Alagamento na casa de bombas da ETA Gatos prejudica abastecimento

ETA Gatos invadida pelas águas das chuvas. Foto: Ascom/Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos não retomou o funcionamento normal nesta segunda-feira (15). A unidade segue paralisada em razão do alagamento na casa de bombas, causado pelo forte temporal que atingiu Itabira no último domingo (14). O abastecimento está prejudicado nas ligações atendidas pela ETA.
A equipe do setor de elétrica do Saae atua no local para solucionar os problemas provocados pela inundação e restabelecer as condições operacionais necessárias para a retomada segura do bombeamento hídrico. No entanto, devido à complexidade dos serviços e à necessidade de garantir a segurança dos equipamentos. Ainda não há previsão de retorno das atividades da ETA.

Foto: Arquivo
Todo o sistema de abastecimento é interligado, assim, o fornecimento de água poderá apresentar oscilações ou interrupções em diversos bairros do município. A autarquia realiza manobras operacionais e adota medidas alternativas para minimizar impactos. Após a normalização dos sistemas, o abastecimento será restabelecido de forma gradativa. Demandas devem ser encaminhadas pelo 115.
Reportagem: Euclides Éder

