Poucas horas depois, dano na ETA de Senhora do Carmo é reparado pelo Saae
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Senhora do Carmo voltou a operar neste sábado (20) após a conclusão de uma manutenção realizada pela equipe de eletromecânica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Uma equipe de eletromecânica é responsável por instalar, operar, manter e reparar sistemas que envolvem eletricidade e mecânica, atuando na integração entre as duas áreas.
Com a retomada do funcionamento da ETA que atende as ligações do distrito, a água voltou a ser tratada e o reabastecimento está sendo realizado de forma gradativa. Após períodos de paralisação, o fornecimento não é restabelecido de maneira imediata, em todas as residências, pois os recursos hídricos precisam percorrer toda a rede de distribuição, e ainda soma impactos da topografia do distrito.
Esse processo é conhecido como retorno gradual, e ocorre porque, ao serem liberados os registros, a água passa a preencher novamente todas as tubulações. Esse percurso exige tempo e pressão suficiente para alcançar todos os pontos, dos mais distantes até as residências nas regiões mais altas. Por esse motivo, alguns dos imóveis podem perceber a normalização do abastecimento de forma menos ágil.
Reportagem: Euclides Éder

