“Qualifica Itabira” prepara 900 profissionais para o mercado de trabalho
A Prefeitura Municipal, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançaram nesta terça-feira (21), no auditório do UniFuncesi, o Programa “Qualifica Itabira”. A iniciativa tem como objetivo a formação de mão de obra, geração de emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. Ao todo, serão 900 vagas e 45 turmas nas modalidades Qualificação, Iniciação, Aperfeiçoamento e Técnico.
Os cursos de preparação para ingressar no mercado de trabalho serão divididos por etapas até 2024. A primeira parte do projeto, que contou com 1985 inscritos, teve início semana passada, dia 13 de novembro, com 140 vagas para os cursos de Aplicação e Desenvolvimento de Arduíno; Programação em Arduíno, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Pacote Office, Soldagem por Eletrodo Revestido (SMAW), Eletricista Industrial e Serralheria, por intermédio do Senai.
O prefeito de Itabira destacou os avanços na capacitação de mão de obra para o mercado, cada vez mais exigente. “Este é o maior programa de formação profissional já executado em Itabira. Histórico, e que alia desenvolvimento social e econômico, e está em consonância com toda a nossa visão de governo. Estamos falando em preparar e moldar 900 pessoas para o mercado, algo grandioso neste momento de transformação pelo qual atravessamos”, disse Marco Antônio Lage.
“Serão realizados 39 cursos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Gestão, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0. Para as empresas, espera-se o aumento significativo na oferta de profissionais qualificados e preparados para assumir os desafios impostos por um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador”, explicou Ricardo Azalim, Gerente do Senai. “Essa parceria com entidades tão estratégicas para Itabira será valorizada nesta gestão”, completou Marco Lage.
Vinicius Rocha, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou que não é apenas um projeto, mas uma visão ousada de investimento no potencial humano. “O maior curso de qualificação profissional que apresentamos reflete nosso compromisso em proporcionar oportunidades tangíveis de desenvolvimento. Estamos moldando o futuro, capacitando cidadãos com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo”, disse o gestor da pasta.
“Que o Qualifica Itabira seja o início de dezenas de oportunidades que virão e que futuramente possamos implementar novos cursos, que dinamizará a inclusão da sociedade no setor produtivo, contribuindo para o avanço e a consolidação do setor metalmecânico, impulsionando o crescimento econômico de diversos setores e gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Obrigado ao prefeito pela parceria. A sua sensibilidade vai fazer a diferença na vida de muitos cidadãos”, revelou Flaviano Gaggiato.
Lucas Vinícius Siqueira, convidado para falar em nome dos alunos das primeiras cinco turmas, parabenizou pelo apoio. “Minha gratidão à Prefeitura de Itabira por sua perspicácia e iniciativa em apoiar financeiramente. Já o Senai, a interação com profissionais renomados, a infraestrutura moderna, e as parceiras com a indústria fazem da instituição diferenciada. Estudar no Senai não é apenas absorver conhecimento, é vivenciar uma formação que prepara para os desafios reais,” destacou o estudante.
“À classe empresarial, usufruam dos nossos produtos e serviços, estejam mais próximos para que juntos, possamos atender aos anseios dos empresários,” acrescentou o presidente da Fiemg Vale do Aço. “Esse curso representa mais do que uma oportunidade de aprendizado; ele é uma porta para novas perspectivas, valores e conhecimentos que moldarão minha trajetória como aluno e como monitor de Robótica no Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Conbem)”, completou Lucas Siqueira.
Interessados em ingressar na ferramenta devem se preparar para as inscrições que serão reabertas para 2024. O procedimento para fazer parte do Programa “Qualifica Itabira” no próximo ano, devem ficar atentos porque o prazo será aberto ainda essa semana. Nesta sexta-feira (24) os alunos que pretendem fazer parte da iniciativa devem utilizar este o link clicando aqui. Serão 30% das vagas destinadas às pessoas beneficiadas pelo Cadastro Único (CadÚnico) pra Programas Sociais do Governo Federal.
Reportagem: Euclides Éder