Atenção para as chantagens emocionais quando há a formalização do divórcio ou de solução da união estável. Esse procedimento é realizado por meio de escritura pública que após ser expedida deve ser levada ao cartório de registro civil onde foi realizado o casamento o registro da união estável averbação. No entanto, há sobretudo homens que chantagiam as mulheres dizendo que um novo relacionamento pode culminar com a perda da guarda. Isso não acontece conforme a especialista Juliana Drummond. Ela que é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Mulher, da Comissão de enfrentamento a violência sexual e doméstica de Itabira e também comissão estadual de enfrentamento à violência doméstica e familiar da OAB Minas Gerais.

“Hoje eu trago um recadinho para as mães que são divorciadas. Ou que já dissolveram a sua união está mas tem filhos e muitas vezes elas são chantageadas pelo seu ex-parceiro, pelo pai dos seus filhos de que se ela começar um novo relacionamento ela vai perder a guarda dos filhos se ela tiver um relacionamento, saindo com alguém, namorando, ela vai perder a guarda dos filhos. Isso é uma mentira, isso é uma chantagem e isso é até um crime de violência psicológica, por quê o que a mãe mais preza muitas das vezes é ter a guarda dos seus filhos, ser mães dos seus filhos e mulher eu sei que você já ouviu isso e isso causa muita insegurança, de você ter esse medo mesmo de perder o direito de ser mãe, de estar com seus filhos ali no dia a dia, de cuidar deles. Mas não caia nessa chantagem. Você pode sim conhecer alguém, você pode sair, você pode namorar, você pode ter os relacionamentos que você quiser, que você não vai perder o direito de ter a guarda dos seus filhos. Toda mulher tem o direito de recomeçar, de ser feliz, de encontrar alguém para dividir a vida e que a respeite e respeite também os seus filhos não existe nenhuma lei que vai te impedir ou que vai estipular essa regra de que você não pode ter um novo relacionamento depois que se separou do pai do seu filho. Então não caia nessa chantagem, não se sinta insegura quando ele falar que você vai perder a guarda porque está namorando, porque está num novo relacionamento. Não caia nisso, isso é mentira. Exerça a sua autonomia, sua liberdade, o seu desejo de ter e ser quem você quiser ser.”

“Gostou dessa dica? Gostou do que eu estou falando com vocês aqui? Tem muito mais coisas lá no meu Instagram @julianadrummondadv. Quer comentar sobre isso? Quer me mandar uma mensagem? Eu vou ficar muito feliz em saber que está sendo relevante importante pra você escutar aqui as minhas dicas, os meus conselhos, a o que eu falo sobre o direito das mulheres. Então corre lá, me manda uma mensagem que eu vou ficar muito feliz. Por aqui eu deixo o meu grande abraço e até mais.”

Reportagem: Euclides Éder

Ouça a entrevista completa:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.